A Mercedes-Benz do Brasil, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), realizou a entrega de um caminhão Actros 2651 6×4 para o Grupo Risa, maior empresa do agronegócio das regiões norte e nordeste. O modelo extrapesado ganhou uma adesivação personalizada exclusiva, criada para registrar os 40 anos da Risa, que ganhou recentemente a denominação Gees S/A.
O cavalo mecânico de identificação comemorativa especial é o primeiro de um lote de 172 unidades do Actros 2651 6×4 adquiridos pelo cliente junto ao concessionário Mardisa de Teresina (PI). Essa compra envolve renovação e ampliação de frota e a previsão é que todos os caminhões sejam entregues ainda neste ano. O objetivo é facilitar o escoamento da produção de grãos da empresa, mantendo-a como referência no desenvolvimento agrícola do cerrado brasileiro na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Com a chegada dos novos caminhões Mercedes-Benz Actros, a frota da empresa ultrapassa 500 veículos, entre caminhões, rodotrens e tritrens, sendo a única no Brasil que possui uma frota de mais de 370 tritrens, o que permite maior agilidade no escoamento de grãos. Todos os 172 caminhões Actros 2651 foram adquiridos com plano de manutenção Complete da Mercedes-Benz.
“O sucesso do Actros nos tritrens e rodotrens da Risa/Gees S/A reafirmam, mais uma vez, a versatilidade desse nosso extrapesado como um mix road, que opera com a mesma eficiência, economia e produtividade nas rodovias e nos trechos não pavimentados dentro das áreas de produção no campo”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz.
José Antônio Gorgen, diretor presidente do Grupo Risa/Gees destaca a parceria com a Mercedes-Benz como fato marcante nos 40 anos de existência da empresa. “Meu primeiro caminhão, antes mesmo da Risa, era um 1111. Depois tive um 1113 em que eu dormia na cabina, era o meu xodó. Por isso, parceiro é aquele que vê o outro no longo prazo. É assim que eu vejo a Mercedes-Benz e entendo que ela também nos vê dessa forma. É uma via de mão dupla e isso faz a nossa parceria saudável”.
Actros transporta 50 toneladas de soja por viagem
Puxando tritrens de nove eixos, o Actros 2651 6×4 chega a transportar 50 toneladas de soja por viagem, facilitando o escoamento de grãos. No pico da colheita na Fazenda Ribeirão, no município piauiense de Baixa Grande do Ribeiro, muitos desses caminhões Mercedes-Benz chegam a fazer 90 viagens durante 24 horas. Ou seja, transportam 4,5 mil toneladas com uma frota de 30 carros em apenas um dia, entre os pontos de colheita no campo e os armazéns da fazenda, com distâncias que variam entre cinco e 25 quilômetros.
Os primeiros 120 Actros 2651 da frota do grupo entraram em operação em 2018, aos quais foram somados 50 caminhões no final de 2020 e 172 unidades agora em 2022. Com isso, cerca de 80% da frota de caminhões 9 eixos da empresa são da marca Mercedes-Benz, operando com tritrens e também rodotrens.
“A Linha Actros foi escolhida para as nossas operações porque nos oferece força, baixo consumo de combustível e conforto para os motoristas com a cabina Leito Teto Alto, além da manutenção, que é fácil”, afirma José Antônio Gorgen. “O 2651 opera tanto na fazenda, quanto na estrada, porque a composição de nove eixos e 74 toneladas de PBTC, com 26 metros de comprimento, atende à Lei da Balança”.
Tritrem é solução idealizada pelo cliente
O tritrem é uma multicomposição idealizada pela própria Risa/Gees S/A e desenvolvida em conjunto com a Librelato Implementos Rodoviários. São três carretas com basculamento lateral para uso na colheita de soja, milho e sorgo. O tritrem agiliza o descarregamento de grãos no Porto de Itaqui, em São Luís do Maranhão, numa média entre 600 e mil km de distância conforme a área agrícola, e volta do porto com fertilizantes para as fazendas próprias e de produtores parceiros. Os caminhões também fazem a logística entre as unidades da empresa e o transporte de adubos e calcário.
O tritrem com basculamento lateral oferece rapidez no descarregamento de grãos e de fertilizantes, aumentando a produtividade no escoamento da produção agrícola. Além disso, tem mais facilidade de operação em comparação com o basculante convencional, que necessita de mais área para movimentação e manobras.