A Amazon e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras assinaram acordo para reforçar a capacidade de entregas de pacotes do e-commerce na região Norte do Brasil. Com esse projeto, os consumidores da Amazon de Manaus e Belém passam a receber os pedidos transportados em aviões da Azul em um prazo de dois dias, e os de Macapá, em até três.
Com a manutenção do crescimento do varejo online, de acordo com o estudo realizado pela empresa de consultoria imobiliária Cushman & Wakefield, uma das tendências para o mercado logístico brasileiro nos próximos meses é o foco na entrega nos menores prazos e custos. Isso exige que as empresas redesenhem estrategicamente suas operações, e inclui investimentos não só em galpões, como em toda a malha de transportes.
A Amazon informa que fortalece a sua rede no país a partir de uma rede de pessoas, instalações, caminhões, parceiros logísticos, transportes aéreos, vans, motocicletas e diversas outras conexões, que a permitem realizar entregas rápidas e eficientes aos consumidores.
“Na Amazon, buscamos proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes do Norte ao Sul do país, preservando a segurança e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas na operação e entrega dos pacotes. Estes são valores importantes também para a Azul, e entendemos que, contar com os serviços da companhia com maior número de voos do Brasil, é mais um passo importante em nossa estratégia de negócios, e para garantir entregas com o melhor desempenho e prazo possíveis”, explicou Alex Cristiano de Paula, líder de transportes aéreos da Amazon no Brasil.
Hoje, a Amazon atende todos os municípios no Brasil, por meio da combinação de sua operação própria com a de transportadoras terceiras. São milhares de associados e associadas presentes em 12 centros de distribuição e 12 estações de entrega espalhados pelo país, além dos 1,4 mil funcionários corporativos. O projeto com a Azul Cargo conta com linhas que transportarão os pacotes do centro de distribuição da Amazon, em Cajamar (SP), para as cidades da região Norte.
“A Azul é a companhia aérea mais pontual do mundo, e vamos trabalhar com essa mesma eficiência para entregar os pacotes da Amazon na região Norte do país, alinhando agilidade, qualidade e baixo custo”, destacou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.
Os serviços oferecidos pela Azul Cargo abrangem 300 rotas para mais de 150 destinos brasileiros a partir de uma frota de cerca de 160 aeronaves. A Amazon passa a usufruir dessa amplitude e conectividade de malhas aéreas para otimizar suas entregas no país. Além disso, as sete aeronaves próprias da Azul Cargo cobrem as rotas nacionais de maior demanda.