Sonia Moraes
A ZF participa da 23ª Fenatran, tendo pela primeira vez a presença da divisão CVS (Commercial Vehicles Solutions) formada após a aquisição da Wabco, em 2020. “A empresa vai apresentar seus avanços tecnológicos para caminhões, ônibus e implementos rodoviários”, afirma Silvio Furtado, diretor de soluções para veículos comerciais e tecnologia industrial na ZF América do Sul.
Um dos destaques na feira é a solução iEBS, plataforma inteligente que atua no sistema de freios das carretas. Segundo a ZF, o iEBS assegura total estabilidade ao implemento e pode promover correções de frenagem instantânea em cada roda, além de identificar e registrar eventuais irregularidades no trajeto. A nova solução é a evolução do EBS (Electronic Braking System ou sistema de frenagem eletrônico).
O componente opera em conjunto com o cavalo-mecânico e integra uma nova geração do produto. A novidade é a incorporação de um módulo inteligente com menor número de válvulas, tubulações e conexões na montagem, o que simplifica o sistema e reduz os custos com manutenção. A solução atua com a mesma eficiência, tanto em implementos com freio a tambor como a disco, bem como em suspensão com feixes de molas ou pneumáticas.
As soluções de conectividade estão presentes nos desenvolvimentos para os fabricantes de implementos. O Trailer Pulse é um exemplo e, em conjunto com o iEBS, oferece serviços completos de telemetria da carreta, valendo-se, também, das informações geradas pelo sistema de controle de estabilidade. É um sistema aberto, pronto para ser utilizado em todo o Brasil e região América do Sul. Considerando a dinâmica do transporte rodoviário de carga no Brasil, monitorar unitariamente cada implemento (geralmente rebocado por diferentes veículos) é fundamental para frotistas que buscam maior rentabilidade nas operações logísticas.
Soluções em eletromobilidade –
As soluções em eletrificação também estão no radar da ZF para o mercado brasileiro. A empresa existe o CeTrax 2ª geração, que foi apresentado pela ZF durante o último IAA Transportation realizado em Hannover, Alemanha, onde foi anunciado o início de sua produção em série, a partir de 2023.
O sistema possui um ou dois motores elétricos de alto desempenho, além de inversores de carboneto de silício e transmissão de três velocidades totalmente integrados ao motor. O motor central garante maior flexibilidade as montadoras em vista do cenário atual de transição (combustão/eletrificação) contribuindo com uma redução de investimentos necessários neste cenário. Com a opção de um único motor elétrico, o CeTrax apresenta torque de entrada de 864Nm (máx.) e contínua de 400Nm (potência de trabalho de 180KW e picos de 300KW). Já a versão com dois motores apresenta torque de entrada de 1235Nm (máx.) e contínua de 680Nm (potência de trabalho de 360KW e picos de 600KW). O CeTrax 2ª geração pode ser facilmente instalado em plataformas de veículos existentes e novas.
Outra solução em exposição na feira é o eWorX, sistema desenvolvido para promover a interface entre os futuros veículos comerciais elétricos e seus implementos que necessitam de energia para operar. O eWorX utiliza a energia da bateria do caminhão elétrico e a disponibiliza ao implemento da forma que ele precisa para ser acionado, seja através de um motor elétrico ou de uma bomba hidráulica (opcional), ou mesmo de uma tomada de força elétrica.
Tecnologia inteligente –
Para a América do Sul, a ZF disponibiliza um portfólio de produtos para aumentar a segurança de caminhões e ônibus nas estradas do país. Algumas das tecnologias de dinâmica veicular estão sendo apresentadas na Fenatran e trabalham novas tecnologias de freios ABS (Antilock Braking System), EBS (Electronic Braking System), Controle de Estabilidade, e ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) ou sistemas avançados de assistência ao motorista para veículos comerciais.
Segundo Furtado, os produtos chamam a atenção, principalmente devido à inteligência que está embutida em seus sistemas, comandados pelas ECU (Electronics Control Units ou módulos eletrônicos de controle).
“São diversos sensores que captam dados do comportamento do veículo e do motorista. Estas informações são analisadas pelo módulo eletrônico, e identificam, por exemplo, se a velocidade que o veículo está entrando em uma curva é segura para aquele trecho específico da pista. Caso necessário, o módulo envia comandos para os componentes do sistema, que atuam ajudando a controlar a velocidade e o movimento do caminhão ou ônibus”, explica.
O OnGuardMAX é um sofisticado sistema de ADAS da ZF que funciona por meio deradares, câmeras, sensores e softwares que conseguem detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos no meio da estrada. Se o motorista não tomar nenhuma atitude para evitar o acidente iminente, o OnGuardMAX inicia, de maneira autônoma, a frenagem de emergência, podendo parar o veículo por completo para ajudar a prevenir um acidente.
Estão sendo apresentados também sistemas de direção. O ReAX Steering é um sistema de direção hidráulica assistida eletricamente pelo acoplamento de um motor elétrico que ajuda a evitar que o veículo saia da faixa de maneira indesejada, proporcionando mais comodidade e segurança ao motorista.
A ZF também fornece extensa linha de produtos que tem como função compor e melhorar o desempenho dos chassis de caminhões e ônibus e por isso expõe na Fenatran alguns dos componentes como CDC (Continuous Damping Control), ECU (Eletronic Control Unit), computador que recebe dados do veículo por sensores, entre outros sistemas. “Os componentes de chassi são fundamentais para que a operação dos caminhões e ônibus nas estradas e nas cidades seja o mais eficiente possível, confortável e segura”, diz Furtado.
Em transmissões, a ZF apresenta na 23ª Fenatran a PowerLine, que deve estar homologada ainda em 2022. É uma versão automática de oito velocidades, para veículos até 24 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). Equipada com conversor de torque, que exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo, a ZF PowerLine é especialmente indicada para aplicações essencialmente urbanas, onde o “anda e para” é uma constante.
Outra novidade é a transmissão TraXon que passará a ser produzida no país, agora com ZF Intarder 3 integrado, que deve equipar muitos novos modelos de veículos Euro 6, incluindo a primeira aplicação global em ônibus rodoviários, que será feita no Brasil. O ZF Intarder 3 é um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo, capaz reduzir em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção. Segundo Furtado, “o ZF Intarder 3 é o retardador mais leve do mercado, além de ser o mais robusto e estar entre os mais potentes, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo”.
A ZF apresenta também o ConAct, atuador pneumático de embreagem que trabalha concentricamente ao eixo de entrada da transmissão. Ele substitui diversos componentes dos sistemas tradicionais de acionamento reunindo todas as funções num só produto, o que proporciona redução de peso e maior durabilidade ao sistema. Por trabalhar com embreagens de acionamento tipo “push” e não utilizar fluido hidráulico facilita e simplifica a instalação e a remoção da transmissão no veículo proporcionando aos frotistas mais produtividade nas manutenções do veículo. Motoristas e passageiros desfrutam de muito mais conforto na condução do veículo durante as partidas e trocas de marcha graças ao ConAct, que funciona de forma integrada às transmissões automatizadas e permite um controle eficiente e preciso da embreagem.
A empresa destaca que, com as suas soluções em driveline e transmissão que contemplam tecnologias em embreagens, ConAct, TraXon com Intarder e a tomada de força, é a única fornecedora do mercado capaz de oferecer a solução completa para as necessidades das montadoras para atendimento ao Euro 6.
Além da TraXon, a transmissão automatizada 9AS EcoTronic, oriunda da versão mecânica de nove velocidades, está em exposição na Fenatran 2022. Um dos diferenciais de desempenho essencial para o conforto do sistema 9AS EcoTronic e que possibilita diferentes modos de condução – de Eco até Power – é a sua arquitetura de software, que se baseia na mesma plataforma da TraXon.