Ford mostra as novas versões da Transit na 23ª Fenatran

A E-Transit, versão elétrica, começa a ser vendida no Brasil na versão furgão; a Transit automática em todas as versões minibus e furgão, e a Transit chassi terá duas versões de 3,5 mil e 4,7 mil quilos de PBT

Sonia Moraes

A Ford exibe na 23ª Fenatran três novidades da linha Transit: E-Transit, Transit Automática e Transit Chassi , além da picape Ranger. A E-Transit, versão elétrica do modelo e um dos principais lançamentos da estratégia de eletrificação da Ford, começa a ser vendida no Brasil em um programa com grandes frotistas para avaliação das versões preferenciais dos clientes, padrões de uso e recarga.

A E-Transit será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenhadas para maximizar a produtividade e minimizar o risco de paradas. Além de emissões zero e alta eficiência energética, em linha com a agenda de ESG dos clientes, oferece um custo de manutenção cerca de 40% menor que as versões a diesel.

O veículo tem bateria de íons de lítio de 68 quilowatts-hora, que permite uma autonomia máxima ideal de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. O sistema de regeneração inteligente aproveita a energia das desacelerações e frenagens maximizando o rendimento principalmente em uso urbano.

O carregamento é flexível e pode ser feito em CA ou CC segundo a necessidade do cliente e padrão de uso do veículo: normalmente em corrente alternada de até 11 kW, em cerca de oito horas; ou, se precisar, em corrente contínua de até 115 kW, em 34 minutos.

Segundo a Ford, por ter a mesma carroceria da versão a diesel e bateria instalada no assoalho, a E-Transit preserva o espaço para carga e a versatilidade de ser transformada para diferentes aplicações. A suspensão traseira independente e a tração traseira também têm um desenho que favorece o aproveitamento de espaço e a dirigibilidade.

Transit automática-

A Transit automática chega ao Brasil no primeiro semestre de 2023, ampliando as opções da linha. A nova transmissão será oferecida em todas as versões minibus, incluindo a 17+1 passageiros, 14+1 passageiros e vidrada e, na versão furgão com capacidade de 12,4 metros cúbicos.

Com dez velocidades e conversor de torque, essa transmissão traz tecnologias avançadas para otimizar a eficiência, economia e durabilidade do trem de força, junto com o motor EcoBlue 2.0 turbodiesel e tração traseira. Ela tem uma programação

adaptativa de mudança em tempo real que otimiza o desempenho e a economia de combustível, selecionando a marcha ideal para cada cenário de direção. A aceleração suave e progressiva ajuda a reduzir o consumo e nivelar diferentes padrões de condução dos motoristas da frota, junto com o auto start-stop, único na categoria. A sua construção melhora ainda mais a conhecida dirigibilidade da Transit, auxiliando o motorista que passa longos períodos no volante. Além disso, a menor quantidade de elementos expostos a desgaste reduz os custos de manutenção e aumenta a produtividade do veículo.

Transit chassi-

A nova Transit chassi chega no segundo semestre de 2023, com duas versões: de 3,5 mil quilos (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4,7 mil quilos de PBT. A van pode ser equipada com diversos tipos de implementos, como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca, transporte volumétrico e de animais, entre outros, com capacidade de carga de 1,1 mil quilos até 2,3 mil quilos. Como as demais versões, a Transit chassi tem tração traseira e é a única com auto start-stop, três modos de direção e conectividade integrada ao veículo de fábrica.

A Transit chassi vem equipada com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de carga adaptativo, anticapotamento, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa. Entre outros itens, tem ainda direção elétrica com volante multifuncional, ar condicionado e central multimídia SYNC Move com tela de 8” e acesso a Android Auto e Apple CarPlay.

A Ford Transit é produzida no Uruguai com padrão global de qualidade. Com a criação da divisão de veículos comerciais da América do Sul, no ano passado, a marca passou a atuar com novo foco nesse mercado, integrada à organização global Ford Pro, dedicada ao segmento comercial.

O negócio de veículos comerciais da Ford conta com uma estrutura própria para oferecer uma solução completa de produtos e serviços aos clientes com foco na produtividade, incluindo vendas, pós-vendas, experiência do consumidor e engenharia, entre outras, tudo integrado com a conectividade embarcada que agiliza o atendimento ao cliente e maximiza a produtividade. No pós-venda, conta com uma rede de mais de 100 concessionárias para serviço rápido e de qualidade em todas as regiões do Brasil, incluindo um canal exclusivo com assistência 24 horas, sete dias por semana.

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