O caminhão pesado S-Way foi desenvolvido para atender setores importantes da economia brasileira, transportando cargas como grãos, insumos para as indústrias, combustíveis e alimentos. O modelo, que conta com um pacote personalizado de soluções, será produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG).
“A chegada do Iveco S-Way será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do país e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. Sem dúvida, o caminhão é a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
O lançamento do produto no Brasil envolveu aproximadamente 450 pessoas, mais de 70 protótipos, 450 testes diferentes e mais de um milhão de horas totais de engenharia e desenvolvimento. Foram mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados em avaliações em diversas aplicações, com severidade extrema.
No que se refere à tecnologia e conectividade, o novo caminhão dispõe de central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity, com módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos, e Driver Style Evaluation, que fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução. O Way App é um aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas e janelas.
“Os pesados têm grandes volumes comerciais, seja para o escoamento da safra até os portos e locais de distribuição dos produtos, ou para o transporte rodoviário de cargas em geral. O Iveco S-Way será de suma importância para ampliarmos nossa participação nesse segmento”, aponta Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco.
Para atingir os níveis de emissão da nova legislação Proconve P8 (Euro 6), o S-Way foi equipado com o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, conjunto que proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. O modelo chega nas versões 450 cv (4X2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4). Segundo a Iveco, o FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, tecnologia exclusiva da montadora.
A transmissão do S-Way foi desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.