Márcia Pinna Raspanti
A 23ª edição da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina que começou dia 7 (segunda-feira) e termina em 11 de novembro no São Paulo Expo, conta com a participação de mais de 500 marcas. “O número de marcas confirmadas neste ano é superior em 20% frente à última edição, de 2019, quando foi gerado um volume de negócios de R$ 8,5 bilhões. Com base nas novas tecnologias, no avanço da Euro 6 e no engajamento das empresas na retomada da feira e na sua enorme capacidade de alavancar vendas, acreditamos que a Fenatran em 2022 deverá gerar um volume total de negócios superior a R$ 9 bilhões”, estima Luiz Bellini, diretor de portfólio da RX.
A Fenatran teve sua capacidade ampliada para uma área total de 100 mil m², 20% a mais do que a última edição, em 2019. O evento conta com a presença de todas as montadoras do setor, os principais players de implementos rodoviários e outros segmentos que fazem parte da cadeia de valor de transporte, intralogística e last mile, como monitoramento, sistemas inteligentes, pneus, lonas, motores e autopeças. Entre as entidades, o evento tem a participação e o apoio da NTC&Logística, Anfavea, Anfir, Fenabrave e Sindipeças.
Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, considera esta edição uma das mais importantes já realizadas. “Praticamente participei de todas as edições da Fenatran. E acredito que esta será a maior de todos os tempos, com muitas novidades, novas tecnologias. Esta edição supera a última realizada, de 2019, já que em 2021, devido à pandemia, não pudemos realizar a feira. Nossas montadoras e as empresas que fornecem equipamentos de todos tipos para o setor fazem um dos eventos de maior importância para o transporte rodoviário de cargas e para a população brasileira.”
“A Fenatran será o momento de mostrarmos aos clientes nossos lançamentos, produtos e serviços e o que estamos fazendo nesses nove anos no Brasil. A expectativa é de um volume significativo de vendas, de acordo com a nossa capacidade de entrega dos produtos, e alinhada ao nosso planejamento de crescimento constante no Brasil”, comenta Gabriel Fernandes, diretor de vendas da DAF
De acordo com Márcio Furlan, diretor de marketing, comunicação e experiência do cliente da Scania, a marca mostra seu novo portfólio completo de produtos Euro 6, desde os semipesados, passando pelos pesados e fora de estrada, com destaque para a sustentabilidade e as soluções de serviços para o transporte. “Combustíveis alternativos e a eletrificação são alguns dos meios principais para a redução das emissões e não únicos, sendo a conectividade e a eficiência energética também pontos essenciais nesta jornada.”
Para Sergio Pugliese, diretor de vendas de caminhões da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a Fenatran marca a retomada do principal evento de negócios do setor após o período da pandemia. “A feira acende uma chama que fica acesa por muitos meses rendendo novos negócios”, afirma.
A feira ainda conta com um auditório de conteúdo, localizado na rua principal do pavilhão, com palestras diárias sobre temas relevantes para o setor, além do Fenatran Experience, o test-drive em que os visitantes terão a oportunidade de dirigir uma máquina do setor.
CONTEÚDO-
Esta edição do evento disponibiliza a Arena de Conteúdo, onde será realizada uma agenda diária de palestras e debates, abordando os principais desafios e oportunidades do mercado. Os temas que vão dominar a maioria dos painéis da Arena Fenatran serão as perspectivas do cenário brasileiro em 2023, sustentabilidade e inclusão feminina, além dos conteúdos de patrocinadores e parceiros.
No dia 9 de novembro, acontece a 4ª edição do Fórum Transporte Sustentável – Carga e Logística, que já se tornou referência em produção de conteúdo sobre sustentabilidade no mercado. Serão expostos em painéis experiências e cases para a audiência se inspirar a implementar boas práticas em ESG no setor. Em 10 de novembro, os painéis sobre last mile e Intralogística mostram quais são as oportunidades e desafios das empresas que atuam neste segmento e o que mudou no cenário pós-pandemia.
A Arena Fenatran é palco ainda do 1º Fórum de Mulheres no Setor de Transporte e Logística do Brasil, no dia 11 de novembro. Serão apresentados os projetos das entidades parceiras da iniciativa, mostrando como ampliá-los no ecossistema como um todo, além do valor agregado aos negócios que a participação de mulheres leva ao setor. Os desafios para as mulheres que atuam no setor são muitos, como desigualdade em posições executivas e de conselho, preconceitos, falta de estrutura nas rodovias e pontos de paradas, rede de apoio.
O lançamento da iniciativa “Com Elas na Fenatran” está totalmente conectada à realização do Fórum de Mulheres no Setor de Transporte e Logística do Brasil durante a feira, uma vez que assume o compromisso de tornar o evento cada vez mais representativo e inclusivo para as mulheres deste mercado. Os parceiros que já fazem parte desta iniciativa são o Setcesp com o seu “Vez e Voz”, o “A Voz Delas”, da Mercedes-Benz, e o Rota Feminina – movimento impulsionado por várias empresas do ecossistema de transporte e logística.
LOGÍSTICA –
A Movimat apresenta a sua 34ª edição do evento que reúne toda a cadeia de logística integrada para a América Latina, que será realizada paralelamente à Fenatran, no São Paulo Expo. Durante estes cinco dias de feira, a Movimat reúne expositores deste segmento com compradores da indústria, distribuição, atacado, varejo e comércio eletrônico, além de apresentar soluções integradas voltadas à indústria 4.0. São esperados mais de 65 mil profissionais do setor de transporte e logística.
“Os setores da Movimat e da Fenatran fazem parte de uma mesma cadeia de valor, daí, a total conexão entre ambos os eventos. O profissional de logística e transporte de cargas encontrará no São Paulo Expo de 07 a 11 de novembro o que há de mais atual nestas duas frentes”, destaca Ana Paula Pinto, gerente da Movimat e da Fenatran.