O eActros 300 como cavalo mecânico, que estreou recentemente na feira IAA Transportation 2022, completou a rota de teste de 111 quilômetros via Bludenz, Stuben, St. Anton e Lech, incluindo o Arlberg Pass, na Áustria. Com foco também no reaproveitamento da energia por meio da recuperação que é obtida durante a frenagem e que retorna para as baterias do eActros, sendo disponibilizada para a unidade de tração, o cavalo mecânico elétrico conseguiu recuperar cerca de 180 kWh de energia. Ao final, aproximadamente 40% da energia ainda estava disponível.
“O eActros 300 como cavalo mecânico amplia as opções de aplicação do eActros para transporte pesado em serviços de distribuição”, afrima Stina Fagerman, chefe de vendas, marketing e serviços da Mercedes-Benz Trucks. “Os testes intensivos na Áustria mostraram que nosso caminhão elétrico consegue cumprir suas tarefas de maneira confiável, mesmo em uma topografia desafiadora com subidas e descidas íngremes.”
No total, o semirreboque atingiu uma altitude de 2,3 mil metros durante o teste – a inclinação máxima foi de 13%. No caminho para a área de testes, as baterias do caminhão eram recarregadas somente em postos públicos de recarga. O início da produção em série do eActros 300 como cavalo mecânico com semirreboque está previsto para o segundo semestre de 2023.
O eActros para transporte pesado em serviços de distribuição, que tem saído da linha de montagem na fábrica de Wörth am Rhein desde outubro de 2021, já foi testado em condições similares. Por exemplo, caminhões elétricos já cruzaram os Alpes no sul do Tirol, enfrentando um total de 54 mil metros de subida durante o teste. Os mesmos veículos atingiram o ponto mais alto na Geleira Kaunertal, a 2,75 mil metros. Em Granada, Espanha, o eActros completou os testes de verão em altas temperaturas de até 45°C. Em Rovaniemi, no Círculo Polar Ártico, na Finlândia, foi testado na neve e no gelo com temperaturas em -25°.
Segundo o fabricante, o eActros 300 como cavalo mecânico consegue tracionar todos os semirreboques comuns na Europa, levando em consideração o comprimento máximo admissível. O semirreboque elétrico se baseia na mesma tecnologia que o eActros 300/400, apresentando três grupos de baterias, cada um com baterias de capacidade instalada de 112 kWh, que possibilitam uma autonomia de até 220 km com uma única carga. O coração tecnológico do caminhão é o seu trem de força, um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma caixa de câmbio de duas marchas.
Os dois motores refrigerados geram uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW. O eActros 300 como cavalo mecânico pode ser recarregado com até 160 kW, já que os três grupos de baterias precisam de pouco mais de uma hora para ficarem carregados de 20% a 80% em um posto de recarga rápida DC comum, com corrente de carga de 400 A.