Sonia Moraes
A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil comemora 25 anos da Sprinter, confiante na expansão da marca no Brasil com crescimento do mercado de veículos comerciais leves e aumento da demanda dos seus produtos em vários segmentos.
“O segmento de comerciais leves, no qual a Sprinter está inserida, deve ter um crescimento de 10% em 2022. Para 2023, estamos prevendo uma estabilidade, mantendo o mesmo volume deste ano”, disse Carlos Garcia, CEO e presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. Para o segmento de vans de passageiros, a previsão é de um incremento de 45% até o fim do ano.
Com o lançamento da Sprinter em 1997, a Mercedes-Benz introduziu no país o segmento de large vans, de veículos comerciais de médio porte, com peso bruto entre 3,5 e 5 toneladas, e hoje o modelo tem mais de 180 mil unidades circulando no Brasil nas versões furgão, van e chassi cabine. Segundo Garcia, o segmento de large vans cresceu 7% no acumulado de janeiro a setembro de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado.
Neste segmento, foram emplacadas 6.337 Sprinter de janeiro a setembro de 2022. Com este volume, que foi 10,52% inferior aos 7.083 veículos vendidos no mesmo período de 2021, o market share chegou a 27%.
No segmento de van de passageiros, as vendas da Sprinter totalizaram 2.628 veículos até setembro deste ano, com participação de 38,7% no mercado brasileiro. No mercado de furgões, foram 2.294 veículos emplacados e 25,8% de market share, e no de chassi foram 1.415 unidades vendidas e 18,9% de participação.
O que tem impulsionado o crescimento do mercado de comerciais leves, segundo Garcia, é o setor de turismo, que foi bastante afetado pela pandemia e agora está retomando. “Outro segmento que está muito forte é o last mile, que faz entregas de compra pelo e-commerce e delivery, e o de saúde com os pedidos de ambulâncias. É um mercado cativo que está sempre comprando e renovando. Estes são os principais, mas não os únicos”, comentou Garcia.
O executivo citou também o segmento de motorhomes que, apesar de ser pequeno no Brasil, vem tendo demanda forte e consistente e há tendência de crescimento, na avaliação de Garcia, devido à mudança de comportamento das pessoas depois da pandemia, que preferem ficar longe da aglomeração e viajando pelo país. “O setor de carga continua forte e representativo, com 40% de participação no volume total de vendas.”
O empreendedorismo também é visto pela empresa como oportunidade para a expansão da Sprinter no mercado brasileiro. Com 87 possibilidades de configuração, o cliente pode escolher o modelo mais apropriado às suas necessidades, para uso como food trucks, pet shops, salão de cabelereiros e outras opções de negócios sobre rodas.
Fabricada na Argentina, a Sprinter já atingiu cinco milhões de unidades produzidas, com versões de passageiros para uso no transporte escolar, turismo, traslados, transporte urbano e fretamento; versões de carga com os furgões para serviços de entrega, chassi cabine para o transporte de mercadorias e modelos transformados em ambulâncias, veículos de segurança e motorhomes. O mix de produção do modelo está dividido entre 40% furgões, 40% vans e 20% de chassi cabine.
Garcia afirmou que a fábrica da Argentina está conseguindo manter a produção da Sprinter apesar das dificuldades causadas pela falta de componentes. “A fase mais crítica já passou e a tendência é de estabilização. Ainda há alguns problemas de fornecimento de peças, mas a empresa está conseguindo administrar muito bem e abastecer de maneira adequada o mercado brasileiro.”