A Randon Implementos inaugurou um centro logístico com mil metros quadrados, localizado junto à sede da companhia, no bairro Interlagos, em Caxias do Sul (RS). A nova instalação foi desenvolvida com foco em processos e iniciativas sustentáveis. Energia limpa, processos automatizados, tecnologia e controle centralizado das operações estão entre os diferenciais deste investimento, segundo a empresa.
A estrutura conta com usina própria para geração de energia solar, um novo pórtico elétrico para movimentação de peças, máquinas para operação interna com bateria de lítio, e estruturas como paredes arborizadas e canteiros nas laterais, que auxiliam na execução de uma operação limpa. Em parceria com a unidade RTS Industry, a Randon Implementos investiu em novos processos automatizados, como o veículo autônomo rebocador de componentes para transporte interno entre as áreas de produção da fábrica e o centro logístico, além de uma nova disposição e verticalização de estoques, otimizando áreas e espaços de trabalho e depósito.
Estão previstos, ainda, investimentos em máquinas semiautônomas para movimentação e armazenagem de materiais. O espaço conta também com um novo centro de controle digitalizado, para o acompanhamento dos indicadores logísticos e de produção de todas as unidades da Randon Implementos.
“Este investimento reforça ainda mais o nosso compromisso de entregar soluções de qualidade aos nossos clientes, com práticas inovadoras, que respeitem as pessoas e o meio ambiente, aliando eficiência e tecnologia”, destaca o diretor-superintendente da vertical de negócios montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin.
Por dia, são mais de 16 mil códigos de componentes movimentados, desde pequenas peças e kits de materiais até equipamentos necessários no processo fabril, por um time de mais de 500 colaboradores. Mais de 100 caminhões acessam a área para a entrega e distribuição dos insumos e peças utilizados na fabricação dos produtos da companhia. O centro logístico se soma a uma série de investimentos realizados nos últimos anos pela Randon Implementos para ampliação da capacidade produtiva de suas sete plantas industriais no Brasil e na Argentina, que permitem uma produção média diária de até 150 semirreboques.