Para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões do Proconve P8 (Euro 6), a Scania terá duas novas famílias de motores, que irão substituir os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabine P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, que foi lançada no Brasil em 2018. Essas novidades serão apresentadas pela primeira vez ao público na Fenatran 2022.
A linha 2023 de caminhões da Scania vai proporcionar por meio dos motores Euro 6 (até 2% de economia de diesel) e da gama Super (até 8% de redução de consumo e novo trem de força), duas novas gerações de caixas de câmbio (G25 e G33) e redução de emissões de material particulado, óxidos de nitrogênio (NOx) e CO². Outra novidade anunciada é o ADAS 2.0, com o novo sistema de freio de cabeçote CRB de maior potência de frenagem (+ Scania Retarder) e estreando o eixo traseiro RB885 6×4 agora com o cardan no formato reto.
A nova linha de caminhões Proconve P8/Euro 6 foi desenvolvida a partir da otimização dos motores de 7, 9, 13 e 16 litros, que passam a contar com bomba hidráulica de refrigeração variável, menor perda por fricção, coletores do turbo e de escape aperfeiçoados e maiores taxas de compressão. Os motores estarão disponíveis com combustão a diesel e a gás (natural, liquefeito e/ou biometano).
O sistema de tratamento de gases permanece o SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), com o uso do reagente Arla 32, que passa a ter um filtro de particulado DPF para atender a lei Proconve P8. Esse filtro, por sua vez, quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6 aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância.
Segundo a Scania, os motores V8 foram atualizados para as mesmas potências usadas na Europa. Dessa forma, ganham as duas novas opções de 660 e 770 cavalos – as maiores do mercado. Já em relação ao torque, os motores desenvolvem 3.300Nm (660) e o inigualável 3.700 Nm (770cv). Os modelos serão vocacionados para o transporte de cana-de-açúcar (91 toneladas), rodoviário (74 toneladas), mineração (versão 10×4 no 770) e no segmento de cargas indivisíveis. Os propulsores também estão 2% mais econômicos do que a geração Euro 5. Os modelos de 450 e 500cv passam a ficar disponíveis apenas para o segmento da mineração.
“Estamos continuando a evolução para manter a liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. O Scania Super chega com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna – proporciona até 8% de economia –, tem potências próprias e um exclusivo e novíssimo trem de força”, explica Silvio Munhoz, diretor geral das operações comerciais da Scania no Brasil.