No IAA Transportation 2022, o Grupo Hegelmann, que atua na Europa, e a Mercedes-Benz Trucks assinaram uma carta de intenções para a aquisição de 50 eActros LongHaul. A produção em série do caminhão elétrico deve ter início em 2024.
“Para tornar o transporte sustentável e livre de emissões para o futuro, precisamos de muitos parceiros fortes ao nosso lado. Portanto, estamos muito satisfeitos com este acordo e a confiança do Grupo Hegelmann na marca”, diz Stina Fagerman, head de vendas, marketing e serviços da Mercedes-Benz Trucks.
Após sua apresentação no IAA, em Hannover, o eActros LongHaul será testado pela primeira vez em vias públicas este ano. Testes intensivos de clientes com protótipos prontos para produção em série também estão planejados para 2023. Nesse contexto, cartas de intenção já foram assinadas com a Amazon e a Rhenus, em setembro.
Com uma única carga de bateria, o eActros LongHaul terá um alcance de cerca de 500 quilômetros. Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para os mesmos requisitos de durabilidade de veículos e componentes que um Actros convencional de longa distância para serviço pesado comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação.
O eActros LongHaul usa baterias com tecnologia de célula de fosfato de ferro e lítio (LFP). Acima de tudo, estes são caracterizados por uma longa vida útil e mais energia utilizável. As baterias do eActros LongHaul podem ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de carregamento com cerca de um megawatt de energia. Três conjuntos de baterias oferecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eixo elétrico (eAxle), geram uma potência contínua de 400 kW com uma potência máxima de mais de 600 kW.
Além do cavalo mecânico com semirreboque, a Mercedes-Benz Trucks também está produzindo variantes de chassi plano do eActros LongHaul desde o lançamento no mercado. Isso oferece aos clientes outras aplicações possíveis no transporte totalmente elétrico.