Sonia Moraes
A Ouro Verde confirmou que foi concluída a aquisição da Unidas Locadora. Segundo a empresa, esta operação posiciona o Grupo Unidas entre os três maiores no setor, com o diferencial de oferecer uma plataforma completa de soluções de gestão e locação de veículos leves e pesados, máquinas e equipamentos, abrangendo serviços para pessoa física e empresas.
O Grupo Unidas é resultante da aquisição de ativos da Unidas pela Brookfield Asset Management, acionista controladora da Ouro Verde, realizada em junho deste ano e concluída hoje, abrangendo cerca de 49 mil veículos, além de lojas de rent-a-car e de seminovos. A marca da locadora também faz parte da transação, assim como todas as submarcas, tais como Unidas Frotas e Unidas Livre. O valor da operação foi de aproximadamente R$ 3,6 bilhões. Neste momento, as entidades jurídicas permanecerão separadas e as equipes focadas nas suas áreas de expertise – gestão de frota e rent-a-car.
“Estamos reunindo o melhor de duas grandes empresas de sucesso no mercado de locação: a expertise de quase 50 anos da Ouro Verde em gestão e terceirização de frotas com a reconhecida atuação da Unidas em locação de veículos leves. A combinação possibilita que as empresas continuem servindo seus clientes com a dedicação, know-how, e customização pela qual são reconhecidas no mercado, mas agora sob a mesma marca. Com a união dos times especializados nas duas frentes, a nossa solução em locação se torna anda mais competitiva, com alternativas completas de mobilidade para todos os segmentos”, afirmou Cláudio Zattar, CEO da Unidas.
“Oferecemos uma verdadeira one stop solution para os nossos clientes – conosco, o consumidor poderá locar e fazer a gestão de sua frota de veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos pesados e também contar com aluguel diário, semanal, quinzenal ou mensal de carros para pessoa física e empresas”, complementou o executivo, que comanda a Ouro Verde desde 2019 e assume também a marca e as empresas resultantes da combinação.
Zattar destacou em coletiva on-line a oportunidade imensa que há neste mercado, que cresce de forma significativa tanto no segmento de leves quanto no de pesados. “No mercado de caminhões no Brasil menos de 1% da frota é locada. Nos Estados Unidos o número é superior 25% e na Europa é de 23%, considerando carros. A penetração de frota locada no Brasil é de 10%, e cresceu nos últimos quatro anos, era de 7%. Na Europa o número é superior a 50% e nos Estados Unidos acima de 30%. Isso demonstra que temos um modelo de negócio em um mercado, em que o crescimento depende da nossa capacidade de agregar, de juntar forças e fazer o que chamamos de cross selling, venda cruzada.”
De acordo com Zattar, a marca Unidas é reconhecida como uma das mais valiosas do Brasil. Segundo ranking da Brand Finance Brazil, o grupo passa a contar com uma frota aproximada de 90 mil ativos (entre veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos pesados), mais de 180 lojas de aluguel de carros para pessoa física e jurídica, além de mais de 20 pontos de venda de seminovos, incluindo leves e pesados, no varejo e atacado, e 3,6 mil colaboradores , sendo 1,6 mil da Ouro Verde e dois mil da Unidas.
“A Unidas tem forte atuação nacional no varejo e grande reconhecimento de seus consumidores devido à excelência dos seus serviços”, ressaltou o CEO. “No entanto, nada muda para os clientes da Ouro Verde, que podem continuar contando com os mesmos serviços, com qualidade e eficiência, e com o relacionamento próximo e customizado de seus times de especialistas. E agora, com uma frota ainda mais robusta, garantindo mais agilidade no atendimento e produtividade para os clientes”, acrescentou.
De acordo com o executivo, o mercado de locação de veículos e gestão de frotas tem baixa penetração no Brasil e está em franca expansão, apresentando um potencial de crescimento significativo, em linha com a rápida mudança na mobilidade urbana e nas empresas em geral, que gradualmente substituem a propriedade dos ativos pelo uso. Portanto, esse novo momento trará ainda mais robustez à operação e contribuirá para ampliar os negócios em todo o país.
Com a união das marcas, a atuação da Unidas amplia-se em múltiplas frentes:
Aluguel de veículos e de frotas leves: será mantido com todos os serviços oferecidos, envolvendo uma plataforma robusta de soluções para pessoa física e jurídica, incluindo gestão de frotas para empresas de todos os portes. O atendimento pode ser feito desde o aluguel de carro por um dia até contratos de longo prazo (24 a 36 meses), com possibilidade de serviços como telemetria, gestão de abastecimento.
Locação, operação e gestão de veículos pesados: a expertise de décadas nesse ramo de atuação é oferecida aos clientes, com profissionais especialistas em cada um dos segmentos atendidos – agronegócio, rodoviário, florestal, eletricitário, mineração, saneamento e industrial – que customizam soluções para cada demanda.
Assinatura de veículos: alinhada à tendência global da substituição da propriedade pelo uso na mobilidade, a combinação tem o potencial de impulsionar o serviço de carros por assinatura direcionado para pessoa física, empresas e empreendedores, independentemente do tamanho do negócio, por meio do Unidas Livre, marca altamente reconhecida no serviço de veículos por assinatura.
Venda de seminovos: a rede conta com mais de 20 pontos de venda de seminovos, incluindo leves e pesados, no varejo e atacado. Além disso, atende em todo o país pelo canal online seminovos.unidas.com.br. As entregas podem ser realizadas na residência dos clientes.