Transporte Moderno – Como tem sido o ano de 2022 para o setor de cargas expressas?
Rafael Jacobsen – O setor de cargas expressas permanece em alta e influenciado pelo comércio eletrônico em 2022. A pandemia levou o e-commerce a outro patamar no Brasil, e houve uma consolidação das compras pela internet e uma ampliação da gama de produtos ofertados aos consumidores. A praticidade e a conveniência do e-commerce conquistam os consumidores e atraem novos e-shoppers, de modo que, mesmo com um cenário futuro turbulento por questões econômicas e políticas, a expectativa é que o ritmo seja acelerado por eventos como Black Friday e Natal.
Transporte Moderno – Houve crescimento no e-commerce?
Rafael Jacobsen – Conforme a pesquisa Webshoppers 46 da Nielsen Q Ebit, que foi recentemente divulgada, o e-commerce brasileiro registou R$ 118,6 bilhões em vendas no 1º semestre de 2022, um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2021. Houve uma desaceleração, mas o e-commerce permanece crescendo.
Transporte Moderno – Qual a expectativa da FSJ para os próximos meses? Deve haver crescimento de faturamento ou de volume de cargas em 2022?
Rafael Jacobsen – Sim. Somos uma transportadora especializada em cargas fechadas com rotas fixas para todo o país, e estamos em um processo acelerado e constante de crescimento, com previsão de quase dobrar o nosso faturamento, de R$ 180 milhões, em 2021, para R$ 348 milhões, em 2022.
Transporte Moderno – Quais as novidades em termos de produtos e serviços?
Rafael Jacobsen – A nossa atuação é focada nas grandes transferências intermunicipais e interestaduais (Middle mile) do e-commerce, por meio de um modelo dedicado de negócio, no qual os clientes contam com a disponibilidade dos nossos veículos, bem como com a nossa gestão e controle de frota 100% do tempo, e também pelo modelo de contratação sob demanda. A FSJ se destaca por ser a transportadora com o maior número de carretas blindadas do nosso segmento de mercado. Atualmente, nossa frota possui 504 equipamentos, sendo que são 102 carretas blindadas. Até o fim de 2022 outras 24 carretas devem receber a blindagem, que inclui trava inteligente com abertura por satélite e somente através de senha randômica, desconhecida pelo motorista.
Ainda em termos de segurança, a transportadora opera com tecnologias de telemetria e monitoramento/rastreamento redundante via satélite em 100% dos equipamentos, que inclui o imobilizador T4s e as travas Sascar. A empresa também está preocupada com as questões de sustentabilidade ambiental e hoje possui cinco caminhões movidos a gás em operação e prevê colocar para rodar mais 10 até o fim do primeiro semestre de 2023.
A FSJ realiza 5,4 mil viagens por mês, transportando aproximadamente 11,7 milhões de pacotes, que totalizam 82 mil toneladas, para os principais players do comércio eletrônico e embarcadores do Brasil.
Transporte Moderno – Quais os investimentos mais recentes e quais os investimentos previstos para os próximos dois anos?
Rafael Jacobsen – A empresa investirá até dezembro próximo R$ 32 milhões em aquisição de novos caminhões, infraestrutura, tecnologia e ampliação de pessoal, e planeja atingir R$ 150 milhões de investimentos em cinco anos.