Patrus Transportes testa Mercedes-Benz Actros movido a gás

O caminhão extrapesado 2646 movido a GNV, que está sendo testado pela empresa, tem 460 cv de potência, capacidade para transportar 31 toneladas e autonomia de 500 quilômetros

Sonia Moraes

A Patrus Transportes, que investe continuamente em projetos e ações de ESG (ambiental, social e governança) buscando minimizar os impactos de suas operações, incluiu na sua frota veículos elétricos e movidos a gás natural.

Para a distribuição last mile nos centros urbanos, a empresa está utilizando os modelos elétricos Kangoo da Renault e o Fiorino da Fiat, e testando o Actros 2646, da Mercedes-Benz movido a GNV, que tem 460 cavalos de potência, capacidade para transportar 31 toneladas e autonomia para 500 quilômetros.

“Estamos com este caminhão pesado movido a gás rodando em teste, pois este é um modelo do futuro, mas acho que ainda temos muito a caminhar”, disse Marcelo Patrus, CEO da empresa, em entrevista exclusiva para a Transporte Moderno.

Para suas operações logísticas, a Patrus utiliza 4,8 mil veículos conectados em sua frota, sendo 800 próprios e quatro mil de transportadores autônomos de carga. “São vários tipos de veículos que realizam as operações de coleta, transferência e entrega de cargas tanto para o segmento B2B, quanto para o B2C”, disse o CEO da empresa.

Os veículos são utilizados para as operações de coleta, transferência e entrega nos estados da Bahia, Ceará e Sergipe. “Além dos veículos que já possuímos, a Patrus Transportes incentiva e subsidia os transportadores autônomos de carga, para a transformação dos seus veículos a gasolina em veículos GNV”, disse Patrus.

Para atender a alta demanda do B2C, a Patrus instalou um sorter (sistema de separação automática de pedidos) na matriz, em Contagem (MG), em 2019, e em 2022 pretende instalar outro equipamento no terminal de Vitória (ES).

O novo sorter tem capacidade de processar até 7,5 mil volumes por hora nas quatro grandes operações de um terminal de cargas: coletas, entregas B2B, entregas B2C e transferências entre filiais. Em linhas gerais a tecnologia de ponta permite cubar, pesar e conferir 100% dos volumes transacionados no equipamento, com pesos de até 30 quilos por bandeja. Com o investimento em Vitória, alcançará – somente em processos automatizados – uma capacidade instalada de processar mais de 400 mil caixas por dia. Ao todo, a empresa movimenta mais de 15 milhões de volumes por mês”, explicou Patrus. “Com as novas unidades, buscamos melhorar a capacidade das operações de coleta e entrega, aumentar o fluxo de cargas e garantir prazos mais competitivos em nossas rotas.”

Para 2022, a Patrus tem como meta crescer 10% em todas as atividades, estratégia que está condicionada ao crescimento do PIB do país. “Estamos muito animados com o segundo semestre de 2022, com a melhoria dos números da economia. Acreditamos que teremos no segundo semestre um volume de transporte de carga fracionada melhor do que foi no segundo semestre de 2021”, disse o CEO.

“Diferentemente dos anos anteriores, o B2B vem crescendo de forma maior que o B2C, já que o varejo sofreu muito com lojas fechadas no período do auge da pandemia. Agora, com a população vacinada e a população de volta às ruas, houve uma inversão. Ou seja, o varejo voltou a vender bem (mesmo que não tenha atingido ainda os mesmos números de antes da pandemia), e, por isso, acreditamos muito no crescimento do segmento B2B. O segmento B2C também continua crescendo, porém, em menor escala do que foi nos anos anteriores”, acrescentou.

Patrus ressaltou que uma empresa de prestação de serviços, principalmente de transporte de cargas fracionadas, precisa investir sempre. “Investir na ampliação de seus terminais, em tecnologia, em automação de seus processos. Estamos investindo para que a gente possa crescer em capacidade de operação nas unidades e para que elas continuem mantendo a sua eficácia no atendimento, com menos desperdício e menos ociosidade. Assim, teremos mais produtividade, mantendo a assertividade e procurando ter sempre um custo competitivo, pois quando investimos em automação, reduzimos o custo.”

Além dos aportes em automação, a empresa expandiu a sua capilaridade. Em 2022, inaugurou as unidades próprias de Extrema (MG) e em Criciúma (SC) e ampliou a capacidade de várias outras unidades. “Ao investirmos no transporte rodoviário de carga, nos preparamos para o crescimento dos nossos clientes, pois quando eles crescem, crescemos junto”, disse Patrus.

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