Sonia Moraes
A Gollog projeta aumento da demanda até o fim do ano, com a retomada forte do setor industrial, e mantém expectativa de crescimento em 2023. “Em 2022, as vendas já superaram os patamares pré-pandemia de 2019, e a perspectiva para o ano é muito boa, mesmo com as altas de preços dos combustíveis. O mercado respondeu positivamente com crescimento da demanda e retomada da malha, o que nos deixa otimistas com o futuro do negócio”, comentou Júlio Perotti, diretor executivo da Gollog, em entrevista exclusiva para a Transporte Moderno.
No primeiro semestre de 2022, a Gollog transportou 30,5 mil toneladas de carga, com um aumento de 79% em comparação ao mesmo período do ano anterior. “Após a redução de oferta de voos feita em 2020, estamos em processo de retomada de malha ao longo de 2022, porém, com número de decolagens ainda inferior ao ano de 2019”, disse Perotti.
Os principais produtos transportados no período foram medicamentos, confecções e produtos eletrônicos. E os principais destinos das cargas levadas pela Gollog estão na região nordeste do país. “Conseguimos atender a região com excelente oferta de voos decolando de vários aeroportos, principalmente nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo”, afirmou o diretor.
Para acompanhar a demanda do mercado, a Gollog tem em sua estratégia de crescimento diversas frentes de investimento considerando a multimodalidade e expansão regional dentro do país e no mercado internacional.
Em parceria com o Mercado Livre, a Gol Linhas Aéreas estreia na operação de aviões cargueiros por meio de sua unidade de logística, a Gollog. “As empresas fecharam um acordo de grande relevância para o mercado de logística e de aviação no Brasil, com a operação dedicada de aviões para transporte exclusivo de carga”, destacou o diretor.
O negócio inclui seis aeronaves da Gol modelo Boeing 737-800. Com a força operacional da companhia aérea, a empresa espera reduzir em até 80% o tempo de entrega para rotas mais longas, como as regiões Norte e Nordeste, e em até 50% em rotas médias, como Centro-Oeste.
No segundo semestre deste ano, três aeronaves da Gol entram em operação. Outras três serão integradas à frota até o terceiro trimestre de 2023. O acordo considera também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025. “Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da Gol e passaram por um processo de conversão para cargueiros, sendo designados como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, com capacidade de 24 toneladas. Finalizados, terão a cor e a logomarca do Mercado Livre”, detalha o diretor.
A Gol Aerotech, unidade de negócios da companhia especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes, a maior da América Latina – segundo a empresa –, está em processo de certificação para executar integralmente as conversões das próximas aeronaves em seu centro de manutenção em Confins (MG).
De acordo com Perotti, a Gol está se estruturando para atender as necessidades do crescente mercado brasileiro de e-commerce, que responde atualmente por mais de R$ 180 bilhões em receitas anuais, com um gasto anual de mais de R$ 12 bilhões em serviços logísticos. Com as operações exclusivas para o Mercado Livre, a Gol espera gerar diretamente 100 novas vagas de trabalho e aproximadamente 90 posições indiretas. A Gol possui atualmente 98 unidades. Desse total, 52 estão nos principais aeroportos do país. As demais bases estão distribuídas pelos grandes centros do Brasil.