A BorgWarner apresentou no IAA Transportation seu portfólio de eletrificação para veículos comerciais. O sistema de bateria flat de alta energia, que traz uma nova arquitetura de módulo plano (flat), possui altura menor de 120 mm para se adaptar às arquiteturas da parte inferior da carroceria de veículos comerciais leves e ônibus eletrificados.
Já o novo sistema modular de alta potência eFan pode ser combinado com projetos de ventiladores de resfriamento existentes ou novos ventiladores personalizados para obter maior eficiência e menor ruído. Um potente motor elétrico é combinado com um inversor para fornecer uma saída contínua máxima de 40kW entre 550V e 850V para resfriar componentes como a célula de combustível, motor de tração, freio elétrico ou a bateria em veículos comerciais elétricos ou de célula de combustível. O design robusto e totalmente encapsulado permite uma operação confiável de longo prazo, mesmo sob condições extremas.
Segundo a empresa, os componentes e soluções da BorgWarner são o resultado de um profundo conhecimento dos requisitos de propulsão adquiridos através de mais de 130 anos de experiência como fornecedor e parceiro de tecnologia para montadoras globais. A empresa antecipou a tendência de eletrificação em um estágio inicial, prevendo a evolução da indústria automotiva para usar fontes de energia mais limpas e eficientes. As soluções tecnológicas para veículos comerciais elétricos (eCV) já estão disponíveis para os clientes ou estão atualmente em processo de customização para caminhões leves, médios e pesados e aplicações fora de estrada.
A empresa destacou que a sua linha de produtos que simplificam a eletrificação de veículos comerciais continua a crescer, abrangendo várias áreas de propulsão elétrica, incluindo sistemas de bateria, motores elétricos, módulos de acionamento integrados, eletrônica de potência e soluções de gerenciamento térmico.