A conversão H2-ICE da motorização Cummins destaca a oportunidade para aplicações de caminhões na faixa de peso bruto entre dez a 26 toneladas para operar com combustível de hidrogênio de carbono zero com um alcance operacional potencial de até 500 km.
“O caminhão-conceito H2-ICE em exibição na IAA coloca a Cummins na vanguarda desta tecnologia de motor de combustão interna que está em rápida ascensão usando combustível de hidrogênio com zero carbono. Embora as células de combustível de hidrogênio da Cummins ofereçam uma solução altamente eficaz para aplicações específicas na indústria de caminhões, nossos motores de hidrogênio também podem ajudar a acelerar a descarbonização da frota, oferecendo uma base de custo mais baixa, usando tecnologia de motor mais familiar”, disse Alison Trueblood, diretor executivo da Cummins – On-highway Business Europe.
O projeto Cummins H2-ICE utilizou um caminhão Mercedes-Benz Atego 4×2, representando um veículo versátil e amplamente utilizado para transporte de distribuição. O trabalho de conversão de hidrogênio não compromete o desempenho do caminhão, capacidade de carga ou carga útil. A instalação é de 290 hp (216 kW) e conta com um sistema de armazenamento de hidrogênio de alta capacidade com pressão de 700 bar.
A substituição do motor a diesel pelo motor a hidrogênio de 6,7 litros e a integração com a linha de transmissão existente destacam a capacidade do H2-ICE de oferecer uma solução de carbono zero para frotas com base em um custo mais baixo e um caminho de tecnologia mais fácil de implantar. O trabalho de desenvolvimento técnico no caminhão conceito H2-ICE foi realizado pela equipe da Cummins nas instalações de Gross-Gerau na Alemanha, em colaboração com especialistas em engenharia de veículos do Grupo EDAG.
“A introdução de caminhões movidos a H2-ICE no curto prazo pode ajudar a desenvolver a infraestrutura de combustível de hidrogênio para abrir caminho para a adoção mais ampla de veículos elétricos de célula de combustível. Desta forma, motores de hidrogênio e células de combustível são tecnologias complementares, trabalhando juntas para impulsionar a economia do hidrogênio”, acrescentou Trueblood.
O motor a hidrogênio B6.7H com potência de até 290 hp (216 kW) e torque máximo de 1200 Nm é uma plataforma de motor totalmente nova com tecnologia de ponta para aumentar a densidade de potência, reduzir as perdas por atrito e melhorar a eficiência térmica. Como resultado, o desempenho é equivalente ao de um motor diesel de cilindrada semelhante e compatível com as mesmas transmissões e pacotes de refrigeração. Um benefício adicional do B6.7H é um funcionamento significativamente mais silencioso do que um diesel.