A Scania participa do Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), em Hannover, na Alemanha, destacando soluções sustentáveis de transporte. Serão exibidos 14 veículos no evento, em três áreas diferentes da feira.
Na seção de eletrificação, a empresa exibirá quatro veículos elétricos a bateria (BEV); na parte interna, estará um lançamento recente para o transporte urbano e regional, um ônibus e dois caminhões para transporte urbano. A empresa ainda mostra oito caminhões ICE, dos quais dois V8, três veículos que possuem o trem de força Scania Super e um caminhão movido a biometano, apresentando os dois novos motores a gás da Scania, de 420 e 460 cavalos.
“As combinações de cavalo mecânico e carreta para uso em longa distância, com carga de 40 toneladas, agora podem ter alcances de até 1.400 km com biometano liquefeito em seus tanques. Como as redes de postos de abastecimento disponíveis também estão se expandindo rapidamente, os caminhões com motores a gás representam uma alternativa viável para os clientes que desejam eliminar gradualmente o uso de combustíveis fósseis e reduzir sua pegada de CO²”, observa Stefan Dorski, vice-presidente global sênior e diretor da divisão de caminhões da Scania.
A Scania exibirá cinco veículos na área externa, incluindo um basculante urbano elétrico 4×2 a bateria, com as características já conhecidas do do Scania XT, a linha fora de estrada da marca. Além disso, haverá um XT convencional R 660 com motor V8, um R 560 XT 6×4, de 560 cavalos de potência, além de um cavalo mecânico R 660 V8 para o transporte pesado e um ônibus rodoviário com carroceria Irizar. Por fim, estarão expostos três veículos na parte de testes de direção e condução da IAA: um Scania Super R 500, um veículo elétrico a bateria (BEV) 1.0 com implemento guincho e um caminhão híbrido versátil.
Os serviços digitais e conectados da Scania e soluções de carregamento de veículos elétricos também são destaques. O portal My Scania inclui os serviços tradicionais de gestão de frotas e também outras funções como os serviços Scania Tachograph, agendamento de manutenção nas oficinas das concessionárias e o configurador de caminhões da Scania. A plataforma também hospedará soluções de parceiros, bem como serviços desenvolvidos localmente.
A Scania apresenta ainda um protótipo para uma estação do Sistema de Carregamento de Megawatts (MCS, do inglês Megawatt Charging System), fornecida pela aliança CHARIN. O padrão MCS tem o objetivo de permitir o carregamento de alta potência com 1 MW ou mais. Isso torna possível carregar caminhões de longa distância dentro do intervalo obrigatório de 45 minutos de descanso para os motoristas (padrão Europa). Entre as ambições estão um plugue condutor único com alta segurança. A interface pode ser automatizada com a ajuda de uma posição padronizada do veículo e deve permitir a comunicação V2X bidirecional.