IAA Transportation 2022: a aposta em novas tecnologias

A maior feira de transportes do mundo, depois de quatro anos, volta ao seu tradicional endereço, no Hannover Fairground, na Messegelande, entre os dias 20 e 25 deste mês. E com um novo nome: IAA Tansportation

Fred Carvalho

A gigantesca exposição de veículos comerciais surgiu em 1992, programada para ocorrer sempre nos anos pares, com a VDA – a Anfavea alemã – sendo a responsável pela organização.

São mais de 2,1 mil companhias e marcas de 48 países expostas em mais de 280 mil m², com 435 produtos ou tecnologias com primeira apresentação mundial, com uma expectativa em torno de 250 mil visitantes.

Todos os principais produtores de caminhões, ônibus, vans, trailers, equipamentos de transportes mostram suas inovações. Nesta edição da IAA, o maior destaque são as novas tecnologias de motorização dos veículos comerciais, com uma forte aposta na eletrificação – destaque para o hidrogênio – além daqueles movidos a bateria ou mesmo híbridos. Mas a maioria dos fabricantes busca também demonstrar sua atenção para a utilização de outros combustíveis, como gás e biocombustíveis.

Em tempos de ESG – com forte destaque para o E, de emissões – todos os fabricantes investiram vultosos recursos no desenvolvimento de tecnologias mais amigáveis com o meio ambiente. Existe o sonho de viabilizar a célula a combustível, mas ainda existem pormenores importantes para solucionar. Enquanto isto, as alternativas disponíveis são apresentadas ao público.

Bosch apresenta powertrains neutros

O setor de transportes e logística nunca apresentou tantos desafios ao mesmo tempo: de powertrains neutros ou a escassez de motoristas, além das crescentes legislações e controles sobre os veículos comerciais.

A Bosch, a maior empresa de tecnologia no setor automotivo, desenvolve inovações nos powertrains a bateria-elétrico e na célula de combustível, além da produção do motor a hidrogênio para veículos pesados. Além, é logico, nos motores a diesel, uma realidade ainda forte para as próximas décadas. 

“A ação climática está movendo o transporte de cargas em direções mais diversas. Esperamos que os powertrains alternativos impulsionem os nossos negócios na próxima década”, afirma Markus Heyn, da direção mundial da Bosch e presidente do setor negócios da mobilidade. A Bosch gera um quarto de sua receita de vendas a partir da tecnologia de veículos comerciais, de vans a caminhões pesados.

A aposta da empresa é que até 2035 mais da metade das vendas de todos os veículos comerciais serão elétricos, movidos a bateria ou hidrogênio. Dependendo da aplicação haverá mais de uma opção neutra para o powertrain. “Existem hoje mais de 3,4 mil engenheiros trabalhando no desenvolvimento desta tecnologias”, realça Heyn.

A estratégia desenvolvida pela companhia permite visualizar, em 2025, 40 mil sistemas de células de combustível Bosch nas estradas. Atualmente tem 30 grandes projetos de fabricação para powertrains a bateria, além de produzir as próprias pilhas.

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