O destaque da Daimler Truck no IAA Transportation 2022 é o caminhão pesado elétrico movido a bateria de longa distância Mercedes-Benz eActros LongHaul. O veículo tem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma única carga de bateria. A preparação para a produção em série está prevista para 2024. Outra inovação da feira é o Mercedes-Benz eActros 300 elétrico à bateria em versão cavalo mecânico para transporte de distribuição de carga pesada flexível.
Além disso, a Daimler Truck anunciou o Mercedes-Benz eAtego elétrico à bateria para o segmento médio. Como outro destaque, a fabricante está apresentando no IAA o Next Generation eCanter, da FUSO, caminhão elétrico à bateria para serviço leve – comemorando sua estreia europeia no salão apenas duas semanas após sua estreia mundial.
Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO² na operação de condução devem representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da UE30. A participação da Daimler Truck no IAA deste ano é a primeira como uma Empresa DAX independente.
Como unidade de negócios da Daimler Truck, a fabricante de ônibus líder mundial, a Daimler Buses, também estabeleceu a meta de um portfólio de veículos totalmente neutro em CO². A Daimler Buses pretende oferecer modelos neutros em CO2 em todos os segmentos até 2030. Além do Mercedes-Benz eCitaro elétrico à bateria, que está em produção em série desde 2018, a Daimler Buses planeja lançar o primeiro ônibus intermunicipal totalmente elétrico a partir de 2025. O primeiro ônibus puramente elétrico seguirá a partir do final desta década.
A Daimler Buses apresenta a próxima geração dos ônibus Setra TopClass e ComfortClass com um conjunto de propulsão convencional eficiente como uma estreia mundial. Em termos de design, estes modelos apresentam a nova “face da família” e estabelecem padrões para sistemas de segurança e assistência com o Active Brake Assist 5 (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) de série e o Active Drive Assist 2 (ADA 2 – Assistente Ativo de Condução) opcional.
“Desde o último IAA, há quatro anos, avançamos a toda velocidade com a transição para o transporte neutro em CO². Este ano, já contamos com oito veículos de produção em série totalmente elétricos à bateria em nosso portfólio. No entanto, não basta oferecer os veículos certos. Nossos clientes também precisam da infraestrutura adequada”, diz Martin Daum, CEO da Daimler Truck.
Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses, afirma que a empresa já alcançou muito em termos de eletrificação com o eCitaro e os respectivos serviços, incluindo infraestrutura, construção, soluções de TI e treinamento. “Além do avanço contínuo do nosso eCitaro, os ônibus intermunicipais e urbanos são agora o foco de nossas atividades de desenvolvimento. Para isso, definimos um roadmap claro”, afirma.
O eActros LongHaul apresentado no IAA proporciona uma visualização prévia da linguagem de design do veículo de produção em série com seus contornos claros e uma faixa de luz Led na área dianteira. Três conjuntos de baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos, como parte de um novo eixo eletrônico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência de pico de mais de 600 kW. Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões rígidas do eActros LongHaul logo no lançamento ao mercado.
O eActros LongHaul será o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado do início ao fim na linha de montagem da fábrica de caminhões de Wörth. As baterias usadas no eActros LongHaul usam a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). As baterias poderão ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt.
A Daimler Truck Financial Services estará presente na feira de Hannover. A empresa é uma divisão do Grupo Daimler Truck e iniciou suas operações em dezembro de 2021 e já atua em doze mercados, oferecendo soluções de financiamento, leasing e seguros para caminhões e ônibus do grupo.
A transformação da Daimler Truck para a mobilidade elétrica será apoiada com ofertas integradas de financiamento e seguro para os veículos e a bateria, bem como a infraestrutura e gestão de recarga. A empresa informa que já está conversando com municípios, fornecedores de energia, prestadores de serviços de transporte e pátios de recarga.