Com a estratégia Destino ao Zero, a Cummins apresenta no IAA Transportation 2022, em Hannover, na Alemanha, sua plataforma agnóstica de combustível – linha de motores de combustão interna a diesel, gás natural e hidrogênio derivados de uma base comum. Além da opção de reduzir ainda mais as emissões com combustíveis de baixo e zero carbono, como óleo vegetal hidrotratado (HVO), gás natural renovável e hidrogênio, a plataforma oferece arquitetura de motor comum em vários tipos de combustível e um alto grau de semelhança de peças.
A empresa também apresenta a próxima geração da sua plataforma diesel avançada completa, incluindo um novo sistema de pós-tratamento compacto. Esta linha de produtos totalmente nova foi projetada para atender a vários padrões de emissões, incluindo um rigoroso Euro 7. Oferecendo virtualmente zero NOx e partículas (PM) e menos CO2, os motores a diesel da Cummins oferecem aos clientes a oportunidade de reduzir as emissões juntamente com melhorias significativas em potência e torque.
Durante a IAA, a Cummins exibirá motor de combustão interna a hidrogênio para serviços médios e pesados, destacando a capacidade da tecnologia de suportar a descarbonização em vários ciclos de trabalho.
Tem ainda a célula de combustível de quarta geração. Segundo a fabricante, as células de combustível de hidrogênio podem ser uma ótima solução. Com base nas implantações de mais de duas mil células de combustível, este produto oferece maior densidade de potência, eficiência e durabilidade e está disponível em motores de módulo único e duplo para veículos médios e pesados. A empresa vai apresentar também a sua linha eletrificada de baterias para atender às necessidades dos clientes a atingir a emissão zero.
Pela primeira vez na IAA, a Cummins vai exibir em seu estande os produtos da Meritor, fornecedora líder global de tecnologias de drivetrain, mobilidade, frenagem e powertrain elétrico, que foi adquirida recentemente pela companhia.
Segundo a Cummins, a adição da Meritor fortalece a linha de componentes de powertrain líder do setor que a empresa atua e permitirá o desenvolvimento acelerado de soluções de energia eletrificada. “Juntas, a Cummins e a Meritor irão avançar mais e mais rápido no desenvolvimento de soluções de powertrain descarbonizado economicamente viáveis que avançam na estratégia Destino ao Zero da Cummins.”
“Com o Destino ao Zero, estamos trabalhando para reduzir as emissões hoje, avançando em soluções baseadas em motores e investindo nas tecnologias certas no momento certo, com uma profunda compreensão de nossos clientes, enquanto trabalhamos para descarbonizar nossa indústria de uma maneira que seja melhor para todas as partes interessadas”, disse Jennifer Rumsey, presidente e CEO da Cummins.
A Cummins está buscando uma abordagem de caminho duplo: reduzir as emissões dos motores de combustão interna ao mesmo tempo em que investe em novos produtos de emissão zero. A empresa gasta aproximadamente US$ 1 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias futuras e a meta é atingir emissões líquidas zero até 2050.
Segundo a empresa, o ritmo em direção ao Destino Zero será diferente em diferentes aplicações e regiões do mundo. Os fatores determinantes do ritmo da transição incluem descarbonização da fonte de energia e investimento em infraestrutura, avanços regulatórios e necessidades e aceitação dos clientes.
“Nosso planeta enfrenta um tremendo desafio à medida que reconhecemos as realidades das mudanças climáticas. É por isso que estamos agindo agora e investindo em uma ampla gama de tecnologias para alimentar a descarbonização da indústria. Essa não é apenas a abordagem certa para nossos negócios, mas é fundamental para nosso planeta e para as gerações futuras”, disse Rumsey.