A ZF Aftermarket apresenta na Automechanika 2022, em Frankfurt, uma variedade de novos desenvolvimentos e serviços para possibilitar que as oficinas de veículos comerciais aproveitem oportunidades associadas a essas tendências, como o novo conceito de oficina ZF [pro]Service e a nova plataforma ZF [pro]Academy, que estreiam no evento.
A oficina ZF [pro]Service foi desenvolvido como um conceito detalhado especialmente para oficinas de veículos comerciais. Ele será lançado em 2023, combinando e otimizando os conceitos do ZF Service Point, ZF [pro]Tech (variante de veículos comerciais) e Posto de Serviço Wabco. Os três conceitos já atendem cerca de 3,8 mil oficinas de veículos comerciais em todo o mundo.
Os serviços para os parceiros da ZF [pro]Service incluem o contato direto com os especialistas da ZF Aftermarket, uma linha direta técnica, além de uma ampla gama de treinamentos e suporte com diagnósticos de veículos. Dessa forma, a empresa garante que as oficinas parceiras estejam sempre atualizadas tecnicamente, e auditorias regulares acompanham essas.
“Graças ao ZF [pro]Service, as empresas de veículos comerciais podem se preparar para os desafios da Mobilidade da Próxima Geração”, comenta Aleksander Rabinovitch, head da linha de negócios de veículos comerciais da ZF Aftermarket. “Acompanharemos nossos parceiros nessa mudança e garantiremos que estejam bem equipados para os desafios futuros.”
A ZF [pro]Academy é um novo programa de treinamento integrado para tecnologia de carros de passeio e veículos comerciais. Com esse novo conceito, as várias ofertas de treinamento da organização ao mercado de aftermarket estão agora disponíveis sob o mesmo teto e os participantes do treinamento podem obter conhecimento técnico completo a partir de um único grupo líder em tecnologia.
As oficinas parceiras podem participar de sessões de treinamento sobre chassi, freio, direção, elétrica e eletrônica de veículos e tecnologia de alta tensão na ZF [pro]Academy. Além disso, outros grupos profissionais, como motoristas de caminhão ou membros de brigadas de incêndio e serviços de resgate, por exemplo, também podem encontrar conteúdo de treinamento adicional especialmente projetado para eles.
Segundo a ZF, é uma prioridade adequar as oficinas para a mobilidade da próxima geração. Por exemplo, a ZF organiza treinamentos para todos os níveis de habilidade – incluindo o trabalho em componentes ativos. Tópicos futuros, como manutenção e reparo de sistemas de transporte autônomos, bem como trabalho em veículos definidos por software e qualificação para solução de problemas com diagnósticos modernos, também estarão no programa.
A ZF Aftermarket também apresenta na Automechanika um novo estudo de conceito de segurança, o Turning Assistant System (TAS). É um sistema de assistência ao motorista adaptado para monitorar o ponto cego de visão em veículos comerciais, com o objetivo de evitar acidentes de trânsito.
“A direção autônoma e automatizada podem ser a maior contribuição para a segurança rodoviária no futuro. Mas, os sistemas de assistência atuais já podem ajudar a prevenir acidentes”, explica Juri Wagenleitner, head da região Europa da ZF Aftermarket.
Outro produto da empresa, a Scalar, nova plataforma digital de gestão de frota, fará sua estreia na IAA Transportation. Ela permite a operação de frotas de veículos por meio de tomada de decisão automatizada baseada em inteligência artificial (IA), em tempo real.
“Com base em mais de 35 anos de experiência com soluções avançadas de gestão de frotas, a ZF agora elevou a conectividade para um novo nível, possibilitando uma conectividade inteligente e agregação de valor para todos os parceiros dentro do ecossistema. Os interessados já podem obter uma prévia exclusiva na Automechanika”, diz Philippe Colpron, head da ZF Aftermarket.
“Com novas ofertas de serviços, produtos inovadores e uma transferência de know-how fundamentada, a ZF Aftermarket apoia os seus clientes de veículos comerciais na evolução técnica do mercado, trabalhando de forma econômica e abrindo novas áreas de negócios”, destaca Rabinovitch.
Após a integração com a Wabco, a ZF Aftermarket passou a oferecer soluções para clientes de veículos comerciais e frotistas. A empresa possui um portfólio de produtos com mais de 70 mil itens e referências para toda a cadeia de reposição. Cerca de 400 novas peças de reposição para veículos comerciais foram introduzidas no mercado de aftermarket neste ano, incluindo kits de reparo. “O manual de reparos que segue em conjunto com o kit possibilita a realização de serviços de forma correta, o que mais uma vez representa nossa afirmação de não apenas fornecer produtos aos nossos parceiros, mas também soluções. Isso também inclui nossos sistemas de diagnóstico, para os quais temos atualmente 48 mil licenças”, diz Rabinovitch.