Suspensys completa 25 anos investindo em eletromobilidade

Um dos principais fabricantes globais de sistemas de suspensão e eixos para veículos comerciais projeta crescimento com investimentos em inovação e em soluções para o transporte de carga e pessoas

A Suspensys Sistemas Automotivos completa neste mês 25 anos como fabricante de sistemas e componentes de suspensões e eixos para veículos comerciais. A companhia investe no desenvolvimento de tecnologias para o segmento, fornecendo soluções diversificadas para as principais montadoras de caminhões, ônibus e semirreboques e para o mercado de reposição, conectada às tendências mundiais em tecnologia veicular e eletromobilidade.

Um dos destaques do portfólio da empresa é o primeiro eixo elétrico auxiliar regenerativo em produção do mercado da América Latina, o e-Sys. Autorizado para uso em veículos de carga no Brasil pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o e-Sys segue em testes com empresas de transporte parceiras e já está disponível para venda, com prazos de entrega para este ano.

Os movimentos da empresa se alinham ao propósito de buscar um futuro ainda mais sustentável e ênfase nos compromissos sociais, ambientais e de governança, conforme comenta Eduardo Dalla Nora, diretor de suspensões e eletromobilidade das Empresas Randon.

“A Suspensys tem, primeiramente, focado nas pessoas como sua principal fortaleza e em tecnologias avançadas de produção, que garantam eficiência e qualidade. Também investimos no desenvolvimento de produtos com tecnologia embarcada que sejam seguros, sustentáveis e cada vez mais conectados. Nunca tivemos tantos engenheiros mecânicos, elétricos, eletrônicos e startups de tecnologia cooperando juntos na empresa”, afirma o diretor.

Presente em mais 40 países, e com forte atuação na América Latina, a empresa conta com mais de mil colaboradores, incluindo equipes dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento de seus produtos aliados ao Centro Tecnológico Randon e RTS Industry. A Suspensys possui fábricas de Caxias do Sul (RS), Resende (RJ) e Monterrey, no México.

No último ano, a Suspensys ampliou a capacidade de produção para 350 mil vigas de eixo por ano, graças a uma nova linha de produção alinhada à indústria 4.0. Com investimento de R$ 20 milhões, a empresa inaugurou um dos maiores parques fabris do mundo na produção de vigas soldadas à fricção.

“Para os próximos anos, a companhia projeta crescimento com lançamentos importantes e avanços significativos no segmento da eletrificação, expandindo sua participação no mercado”, conta Ricardo Escoboza, diretor superintendente da divisão autopeças das Empresas Randon.  

Veja também