Transporte Moderno – Qual a tendência para o mercado de pneus?
Fábio Garcia – O mercado segue a tendência crescente de veículos elétricos e isso deve se intensificar nos próximos anos com o lançamento modelos de caminhões e ônibus com esta tecnologia. Hoje vivemos em um contexto de preparação, tanto das montadoras quanto da indústria de peças em geral. A Goodyear é precursora no mercado através dos lançamentos de pneus que já atendem os novos requerimentos técnicos para suportar o peso das baterias instaladas nestes veículos e também os novos requerimentos de torque dos motores elétricos.
Transporte Moderno – Em que a Goodyear tem concentrado seus investimentos para conseguir a maior qualidade dos seus pneus?
Fábio Garcia – Entendemos que a evolução do mercado vem acontecendo de forma rápida, principalmente no desenvolvimento de veículos com melhor desempenho. O exemplo disso está com a chegada dos novos veículos elétricos para o transporte de cargas e passageiros. A Goodyear exerce um papel fundamental neste processo por ser um dos maiores fabricantes de pneus do mundo. Como exemplos de alinhamento a esta tendência, investimos na renovação da linha Urban Max, que ganhou recentemente carcaça reforçada, maior índice de carga e maior índice de velocidade. Com a nova capacidade de carga, os pneus Urban Max passaram a contar com o selo EDR (Electric Drive Ready), ou seja, estão preparados para veículos elétricos. Lançamos também o Armor Max, que passou a ter índice de carga duplo, podendo transportar até 400 quilos a mais por eixo. Essa mudança só foi possível por conta do desenvolvimento de novas tecnologias. Este pneu possui uma carcaça com quatro cintas de aço, sendo a última construída com High Elongation Wire, que consiste na aplicação de cordonéis de aço mais resistentes e construídos de forma a proporcionar maior elasticidade e maior aderência ao composto de borracha.
Transporte Moderno – A empresa já tem estabelecido metas para produzir pneus 100% ecológico?
Fábio Garcia – Além do pneu conceito feito com 70% de materiais sustentáveis, a Goodyear também anunciou, em janeiro de 2022, uma meta ambiciosa para a redução de gases de efeito estufa para 2030 e 2050. A estratégia para atingir os objetivos incorporará esforços da Goodyear em todo o mundo. Entre elas estão a instalação de energia 100% renovável na Europa, Oriente Médio e África até o final de 2022, tecnologia para produção de pneus com menor resistência ao rolamento e a utilização crescente de matérias-primas alternativas ao petróleo. Em 2021, a empresa alcançou uma redução de 24% na intensidade de emissões de gases de efeito estufa e uma redução de 18% na intensidade energética em comparação com a linha de base de 2010.
Transporte Moderno – A Goodyear lançou no início de junho o novo pneu KMax S GEN2 para o segmento de carga e de passageiros. O que mudou neste pneu em relação ao modelo anterior?
Fábio Garcia – O pneu Goodyear KMax S GEN2 foi desenvolvido com tecnologias que oferecem performance imbatível na vida total do pneu. Este novo pneu possui uma banda de rodagem mais larga, proporcionando melhor dirigibilidade ao veículo, além de ter um composto de borracha que entrega maior quilometragem e um desgaste mais uniforme. Se comparado com o modelo anterior, o novo KMax S GEN2 propicia 11% a mais de quilometragem. Em transportes bastante ativos no Brasil, como o de grãos e de combustível, isso significa adicionais de 750 toneladas de grãos ou de até 3,6 milhões de litros de combustível transportados.
Transporte Moderno – Dê mais detalhes de como a banda de rodagem mais larga e as novas tecnologias aumentam a quilometragem e melhoram a dirigibilidade do veículo.
Fábio Garcia – O novo pneu KMax S GEN2, além de uma banda de rodagem mais larga e da carcaça reforçada com quatro cintas de aço, que preserva a carcaça para um número maior de recapagens, este pneu também utiliza tecnologias de ponta para entregar alta performance. O IntelliMax Rib, por exemplo, oferece estrutura de raias interligadas na banda do pneu, que consiste em pequenas pontes de borracha que interligam as raias centrais e limitam sua movimentação. O benefício desta tecnologia é impedir flexões excessivas da banda e manter a uniformidade no desgaste, consequentemente, gera-se maior durabilidade. Além disso, os sulcos do pneu são dotados de canais internos que melhoram o escoamento da agua, além da construção das raias em V, o que minimiza a retenção de pedras e preserva a carcaça para futuras recapagens.
Transporte Moderno – Qual a evolução dos compostos e tecnologias de materiais para conseguir o melhor desempenho dos pneus?
Fábio Garcia – A Goodyear desenvolve compostos para cada tipo de aplicação, ou seja, aplicação em rodovias com longas distâncias, percursos mistos com parte do trajeto em estradas asfaltadas e sem asfalto, percursos 100% fora de estrada, percursos em ruas urbanas e para a aplicação regional, que é o tipo de trajeto preponderante onde o novo pneu KMAX S GEN2 irá atuar. Ter compostos distintos e pneus desenvolvidos para cada tipo de aplicação, traz ao frotista a possibilidade de obter a melhor performance dos pneus, com menor custo por quilômetro e menores custos operacionais.
Transporte Moderno – Estes materiais são adquiridos no Brasil? Qual o índice de nacionalização?
Fábio Garcia – A Goodyear produz o KMax S GEN2 no Brasil, em sua fábrica de Americana (SP). A Goodyear é uma empresa que atua em mais de 150 países e trabalha com grande eficiência operacional na aquisição de materiais e compostos que garantem alta qualidade e tecnologia em seus pneus. Além disso, a Goodyear possui dois centros de inovação de última tecnologia, sendo um deles em Colmar-Berg, Luxemburgo, e o outro na matriz, em Akron, nos Estados Unidos.
Transporte Moderno – Os novos pneus foram desenvolvidos no Brasil?
Fábio Garcia – As novas tecnologias são criadas a partir dos nossos centros de desenvolvimento, enquanto os trabalhos de teste, homologação, aplicação dos pneus e aprovação para atuar no mercado nacional ficam por conta do departamento de engenharia de campo localizado na cidade de Americana (SP), além do campo de provas, um dos mais modernos centros de testes do mundo, um laboratório à céu aberto onde os testes nas pistas e circuitos são executados seguindo os mais rígidos padrões de segurança, permitindo a avaliação dos pneus em todas as condições.
Transporte Moderno – A Goodyear tem feito investimentos no pós-venda?
Fábio Garcia – Nossos clientes estão no centro de tudo que fazemos. Colaboramos com eles por meio de serviços que cada vez mais facilitem a mobilidade. Estamos sempre avançando no desenvolvimento de nossos produtos rumo ao futuro. Desde quando chegamos ao Brasil, há mais de 100 anos, buscamos estabelecer uma rede forte com nossos revendedores e hoje já são mais de mil pontos distribuídos no território nacional. A Goodyear trabalha para apresentar soluções inovadoras para a gestão de pneus da linha de caminhões e ônibus, com o Max Services (programa de gestão completa de pneus para frotas que querem terceirizar a sua gestão de pneus), o Tire Scan (inspeção automática de pneus em segundos. Scaneia, faz o diagnóstico dos pneus e emite relatórios completos, focada em grandes concentrações de veículos) e o Control Max (sistema online de controle de pneus oferecido para frotas que buscam por sistemas para melhorarem sua gestão).