Mercedes-Benz vai demitir 3,6 mil funcionários na fábrica de São Bernardo do Campo

Com a terceirização de parte das atividades, serão dispensados 2,2 mil empregados efetivos e 1,4 mil temporários não terão seus contratos renovados a partir de dezembro de 2022

fachada da empresa em São Bernardo do Campo

A Mercedes-Benz anunciou que vai demitir 3,6 mil funcionários e terceirizar parte das atividades que hoje é realizada na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Serão dispensados 2,2 mil empregados efetivos e 1,4 mil temporários não terão seus contratos renovados a partir de dezembro de 2022.

Com esta decisão, as atividades de logística, manutenção, fabricação e montagem de eixos dianteiro e transmissão média, ferramentaria e laboratórios passarão a ser exercidas por empresas contratadas. “De preferência na região do Grande ABC, em compromisso com a nossa comunidade local”, destacou a empresa em seu comunicado. 

A empresa atribui a medida à pressão dos custos que tem se intensificado. “O mercado tem se tornado mais dinâmico do que nunca e a competitividade em nossa indústria vai continuar a se intensificar, especialmente considerando a transformação das tecnologias tradicionais para novas formas de propulsão.”

“Com essas medidas imprescindíveis, vamos nos tornar mais ágeis, eficientes e competitivos para as entregas aos nossos clientes e, sobretudo, estamos garantindo a sustentabilidadedos negócios da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus a longo prazo no Brasil”, informou a empresa. “Focaremos na fabricação de nossos caminhões e chassis de ônibus e no desenvolvimento de tecnologias e serviços do futuro.”

Com atual ciclo de investimentos de R$ 2,4 bilhões, aplicados de 2018 a 2022, a Mercedes-Benz lançou a fábrica 4.0 de caminhões e chassis de ônibus e produtos com alta tecnologia e segurança, como o Actros, o Arocs e, mais recentemente, o chassi de ônibus elétrico urbano eO500U.

“Fica evidente que, para dar conta da velocidade de transformação desta indústria e do aumento da pressão dos custos, é necessário focarmos ainda mais no core business da companhia. Em outras palavras, vamos implementar dentro de casa o nosso “Transformation Plan”, cujo objetivo é nos concentrar naquilo que é realmente necessário e demandado pelo mercado”, ressaltou a empresa.

Veja também