A BorgWarner inicia a fabricação de turbos compressores de última geração com a série B70H, na fábrica em Itatiba (SP). A empresa informa que uma parceria com a unidade em Bradford, na Inglaterra, proporcionou o compartilhamento de conhecimentos do início do desenvolvimento da linha e engenharia local continuou a implementação e adaptação para o Brasil. Trata-se de uma linha de produção específica, flexível, com tecnologia global e de última geração onde serão montados os turbo compressores com tecnologia de rolamento ball bearing.
“Esse é um grande passo para a BorgWarner no país. A produção do turbo B70H na fábrica de Itatiba é um marco importante para a trajetória da empresa no Brasil, ampliando o papel estratégico na disposição de tecnologias avançadas, de última geração, para aplicar na produção local. Com isso, reforçamos nosso compromisso em oferecer soluções mais limpas produzidas localmente”, afirma Wilson Lentini, diretor geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil.
A tecnologia ball bearing é um sistema de rolamentos nos mancais do turbo compressor que permite um aumento de eficiência da turbina, reduzindo ainda mais o consumo de combustível. De acordo com a Borgwarner, o sistema também melhora a resposta transiente, o tempo do torque, que reflete em uma resposta mais ágil do motor e, consequentemente, numa melhor dirigibilidade. Também melhora a capacidade de carga do turbo, proporcionando maior durabilidade.