ABIFER celebra 45 anos com evento e lançamento de livro

O livro comemorativo, que contou com o patrocínio de 36 marcas, procura mostrar como a entidade, desde sua fundação, promoveu ações em prol do setor

Para celebrar a o marco de 45 anos de atuação, a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) realizou evento dia 29 de agosto que contou com as presenças de autoridades governamentais, dirigentes de entidades, operadoras ferroviárias, executivos da indústria e imprensa. Na ocasião, foi realizado o lançamento do livro comemorativo ABIFER 45 anos.

“A ABIFER celebra 45 anos de existência com tamanho orgulho, resultado do trabalho exaustivo de suas associadas e de sua equipe em prol do desenvolvimento sustentável do transporte ferroviário de cargas e de passageiros e da nossa indústria. ”Esse é o trecho que inicia o prefácio do livro, assinado por Vicente Abate, presidente da ABIFER.

Durante a festa, o dirigente destacou o esforço dos envolvidos – equipe, editora, patrocinadores – para a materialização da obra e fez questão de enaltecer o trabalho de cada uma das associadas, de autoridades, operadoras e entidades irmãs para o avanço do setor ferroviário nacional.

Nosso setor é de suma importância para a economia e o progresso nacionais. Esses 45 anos da ABIFER foram marcados por muita luta para que nossas ferrovias fossem cada vez maiores e melhores e a nossa indústria mais competitiva. Um país desenvolvido precisa de todos os seus meios de transporte integrados e em constante evolução, com inovação tecnológica e crescimento, seja no transporte de carga ou no de passageiros. Como resultado, o Brasil terá uma economia forte e sustentável. Ao longo deste tempo, conseguimos muitas conquistas, mas ainda há muito a se fazer para que, enfim, sejamos reconhecidos como um país ferroviário. Um país desenvolvido é composto por ferrovia forte e indústria ativa, sem ociosidade. A ABIFER, como preconiza sua missão, sempre defenderá e fomentará o crescimento da indústria ferroviária brasileira, pois ela é estratégica para o Brasil”, defendeu Abate.

O livro comemorativo contou com o patrocínio de 36 marcas. A obra, de 208 páginas e sete capítulos, procura mostrar como a ABIFER, desde sua fundação, promoveu ações em prol do setor. Traz, ainda, um capítulo especial dedicado às mulheres ferroviárias. O livro contou com a importante colaboração da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e de suas associadas, com a cessão de imagens.

A publicação tem o patrocínio Diamante de AmstedMaXion, Greenbrier Maxion e Retesp. Como patrocinadores Ouro, Advantage Austria, Cavan, Condutec, Ibrafer, Marcopolo Rail, Plasser & Theurer/Plasser do Brasil, Railway Systems, Randon, Robel e Voith. Já nos patrocínios Prata, Aerom, Alstom, Amsted Rail, Brastan, CAF, CBFA, Eagle, ESG Urbes, Fras-le, Frauscher, Goldschmidt, Harsco, Hyundai Rotem, Metisa, NT Expo, Pandrol, Progress Rail, Riosulense, Timken, Transfesa, Vallourec, Villares Metals e Wabtec.

Veja também

Por