A FedEx Express está renovando parte de sua frota de aproximadamente 2,9 mil equipamentos no Brasil. Entre caminhões, carretas e vans, a companhia adquiriu 408 novos veículos que serão distribuídos, ao longo do ano fiscal 23 (de junho/22 a maio/23), para filiais em todas as regiões do país.
A empresa mantém um programa global de renovação de frota, como parte dos seus compromissos com a proteção do meio ambiente e a segurança das operações. No Brasil, nos últimos quatro anos, cerca de 800 veículos foram substituídos por modelos zero km. Com a conclusão do programa deste ano fiscal, a idade média da frota será de cerca de sete anos, uma redução de cerca de 22% em relação a 2018.
Os novos caminhões estão de acordo com as normas do Proconve P7 ou Euro 6, que começam a valer em janeiro de 2023. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), estes reduzem as emissões de óxido de nitrogênio (Nox) e de material particulado – poeiras, fumaças etc. – em até 60% e 80%, respectivamente, em relação à classificação anterior (P5).
“Reconhecemos que nossos negócios têm impacto no meio ambiente e continuamos comprometidos a minimizá-lo. A FedEx está trabalhando em soluções para transportar mercadorias de forma mais sustentável não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, diz Camila Lima, diretora de Planejamento e Engenharia da FedEx Express no Brasil.
A FedEx tem a meta de obter operações neutras em carbono, globalmente, até 2040. Para ajudar a atingir esse objetivo, a empresa está direcionando mais de US$ 2 bilhões em investimento inicial em três áreas principais: eletrificação de veículos, energia sustentável e sequestro de carbono. Isso inclui uma contribuição de US$ 100 milhões à Universidade de Yale para ajudar a estabelecer o Yale Center for Natural Carbon Capture.
No Brasil, a companhia está realizando um projeto-piloto com motocicletas elétricas em Recife (PE) e Brasília (DF). A empresa espera que, até 2040, toda sua frota de coleta e entrega (PUD) seja de veículos elétricos de emissão zero. A substituição será realizada por meio de um programa faseado: a empresa planeja que, até 2025, 50% das compras globais de veículos PUD da FedEx Express serão de modelos elétricos, chegando a 100% até 2030.