Sonia Moraes
ESG (Environmental, Social and Governance), descarbonização e conectividade são temas que terão destaque na Fenatran 2022, a maior feira do setor de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina.
A DAF Caminhões vai mostrar nesta feira os caminhões Euro 6, os combustíveis alternativos, e o que a Paccar está fazendo no mundo em relação a novas tecnologias para reduzir as emissões de poluentes dos veículos pesados. Para Gabriel Fernandes, diretor de vendas da DAF Caminhões, a Fenatran 2022 marca mais uma etapa na trajetória da DAF no Brasil.
“A empresa começou em 2011, de forma modesta, se apresentando ao mercado local. Nesta feira a gente quer proporcionar ao cliente a experiência única não somente de produto, mas de serviço. A expectativa de negócio é muito grande e está alinhada com o nosso planejamento de continuar o crescimento perene, trazer ano após ano novos produtos, adentrar em novos segmentos e continuar essa construção de credibilidade junto aos clientes e ao mercado, reafirmando o nosso compromisso com o Brasil”, contou o diretor.
A Mercedes-Benz vai apresentar as soluções eficientes do diesel e outras novidades para o segmento de transporte. “Vamos mostrar para o público o quanto é importante esse passo para a atingir as exigências da norma Euro 6, que reduz pela metade o nível de emissões de material particulado e em 80% o nível de Nox. A Fenatran 2022 será um momento para se discutir as alternativas energéticas, mas sem dúvida o diesel ainda é um caminho fundamental”, disse Marcos Andrade, gerente sênior de marketing de produto e estratégia caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Vamos mostrar nesta feira uma empresa mais integrada em todas as suas ofertas de produtos, com peças, serviços e planos de manutenção.”
A Iveco vai exibir a Daily, que já tem mais de mil unidades produzidas e já está rodando no mercado brasileiro, o caminhão Tector atualizado e outras novidades na linha de pesados. “A Fenatran dá a oportunidade de em um único dia ter o alcance que levaria semanas e é uma grande oportunidade de negócios. Além de mostrar todo o avanço dos caminhões com motor Euro 6, vamos estar com toda a rede de concessionários na feira para comercializar os veículos e atender o setor de transporte”, disse Wagner Tillman, gerente comercial da Iveco.
A Scania vai apresentar o seu portfólio de soluções sustentáveis para o transportador brasileiro e a sua de produtos, desde os caminhões semipesados, rodoviário, off-road, combustíveis alternativos e o diálogo sobre a solução do transporte. “A expectativa de vendas é positiva e muito mais do que o veículo e a tecnologia, vamos mostrar as soluções financeiras e as soluções por meio de serviços para entregar maior rentabilidade. Vamos estar na feira para conversar sobre isso, e tenho certeza que os negócios vão acontecer porque o transportador tem demandado isso, da mesma forma que o cliente do nosso cliente. E a Scania está muito atenta em como posicionar as melhores soluções para todo o perfil de cliente, seja o transportador rodoviário e o que está transportando grãos, bebidas e alimentos”, disse Marcio Furlan, gerente de marketing e comunicação comercial da Scania Brasil.
A Volvo vai destacar nesta feira a sua oferta de produtos, que inclui os caminhões Euro 6, a tecnologia Volvo Connect, peças e serviços. “A Volvo vê a Fenatran como grande oportunidade de negócio. Será voltada à sustentabilidade e com soluções de pós-venda, que dê a oportunidade de o transportador maximizar os seus lucros”, disse Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo. “Vamos apresentar uma série de inovações que estão muito em linha com o que estamos olhando para o mundo. Ter um caminhão mais disponível com menor consumo de combustível e que possa estar amigável com o meio ambiente. Esse é o objetivo.”
A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai para a Fenatran 2022 com o apelo forte no ESG. “É uma feira em que a conectividade tem muita expressão sempre pensando na jornada do cliente, desde as ferramentas financeiras de aquisição até o valor de revenda do veículo. Isso passa pelo pós-venda, pela conectividade, pelos serviços digitais sempre buscando enriquecer a prestação de serviço”, destacou Sérgio Pugliese, diretor adjunto de vendas de caminhões da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “A gente entende que sustentabilidade, combustível mais limpo, qualidade do ar é um caminho sem volta. A Volkswagen vai também abordar esse tema na Fenatran e sempre de olho no que há de mais moderno e possível de se realizar.”
Capacidade ampliada –
A 23ª edição da Fenatran será realizada de 07 a 11 de novembro, no São Paulo Expo. Mesmo com a capacidade ampliada para uma área total de 100 mil m², 20% a mais do que a última edição, em 2019, a feira já está 100% ocupada pelos expositores.
A Fenatran deste ano contará com a presença de mais de 500 marcas, um número 20% superior à última edição de 2019. Já garantiram espaços para a apresentação de suas novidades para o mercado todas as montadoras do setor, os principais players de implementos rodoviários e outros segmentos que fazem parte da cadeia de valor de transporte, intralogística e last mile, como monitoramento, sistemas inteligentes, pneus, lonas, motores e muito mais.
A expectativa da RX, organizadora do evento, é de que R$ 9 bilhões em negócios sejam movimentados ao longo dos cinco dias. “Não será uma feira apenas de veículos elétricos. Outros temas também serão explorados pelos expositores, como a norma Euro 6”, disse Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran.