A DHL Supply Chain informa que tem investido para alcançar a liderança no mercado de transportes de carga fracionada no Brasil. Nos últimos dois anos, a empresa informa que esse movimento foi acelerado, tendo a área dobrado de tamanho. No modal terrestre, os principais investimentos foram na expansão da equipe e frota, em tecnologia, no fortalecimento da rede de filiais, no hub aéreo no aeroporto de Guarulhos e, principalmente, na criação da Matriz de Transportes em Jandira, na Grande São Paulo, unindo em um mesmo local o Control Tower e o Hub de Consolidação Nacional de carga fracionada.
Com 190 mil m² de área, 40 mil m² de armazém e 130 docas, a estrutura consolida cargas fracionadas (LTL), com origens e destino em todo o Brasil. Outra novidade é a expansão do transporte rodoviário/aéreo para o e-commerce que continuar a crescer no Brasil.
“A área de transportes vem ganhando participação em nosso portfólio, pelos investimentos que realizamos, os reflexos da pandemia e pelas mudanças do mercado com o maior fracionamento da carga provocado pelo e-commerce. A Matriz de Transportes em Jandira visa, justamente, fortalecer nossa posição na carga fracionada, além de servir como um ponto de transbordo e otimização de rotas e cargas, facilitando assim a conexão com a nossa malha nacional de distribuição”, afirma Fábio Miquelin, vice-presidente de transportes da DHL Supply Chain.
Localizado próximo ao rodoanel e com acesso às principais estradas do País, a matriz tem docas de dois lados, agilizando o cross-docking. A estrutura consolida cargas de diferentes origens e indústrias para distribuição para todos os estados com maior eficiência. Presta serviços de coletas, transferências, last mile e serviços agregados de transporte, com integração com o hub aéreo da DHL Supply Chain no aeroporto de Guarulhos, agilizando a expedição de carga via este modal. A Matriz de Transportes abriga também a nova torre de controle da companhia no Brasil, sendo responsável pela gestão e visibilidade de ponta a ponta de todas as cargas movimentadas pela DHL Supply Chain.
“Expandimos nossa Torre de Controle que passou a monitorar 100% de nossas operações e filiais. Nessa nova configuração, investimos muito em tecnologia, principalmente em visibilidade de toda a cadeia de transporte terrestre e integração da informação de outros modais. Conectamos esta informação também a plataforma MySupplyChain, de forma que nossos clientes possam acompanhar tudo por seu celular”, explica o vice-presidente de transportes da DHL Supply Chain.
A Matriz de Transportes atende a todas as indústrias, com destaque para, além de e-commerce, consumo, varejo, moda, tecnologia, saúde, automotivo e energia. “A Matriz de Transporte aprimora nosso nível de serviço e dá mais flexibilidade aos clientes que podem escolher com mais facilidade o modal, frequência e lotação de suas entregas. Também proporciona mais segurança e simplifica processos com um custo competitivo, uma vez que possibilita apenas um ponto de contato em transportes”, ressalta Fábio Miquelin.
Com a expansão do e-commerce, do omnichannel e de ações de marketing e relacionamento, a entrega tem sido cada vez mais importante na experiência das marcas. Para atender a demanda de diferentes indústrias e situações, a DHL Supply Chain desenvolveu soluções personalizadas, nas quais a empresa realiza entregas de acordo com a necessidade ou característica de seus clientes. São realizadas por exemplo entregas em hospitais nas mãos dos médicos, entregas dentro de ambientes empresariais e até mesmo para celebridades.
“Esta solução visa tornar nossa experiência de entrega ainda mais especial e personalizada. Aqui, a logística não tem apenas um papel de fazer chegar o item, mas também de encantar e/ou agregar uma mensagem. Com isso, conseguimos também nos adaptar melhor as especificações de nossos clientes em cada situação”, reforça Fábio Miquelin.