As Empresas Randon alcançaram, no primeiro semestre de 2022, receita líquida consolidada de R$ 5,2 bilhões, crescimento de 30% na comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço é impulsionado pelo desempenho do mercado externo e recordes de faturamento em algumas de suas verticais de negócios, como Fras-le, Montadora e Autopeças.
Para o CFO das Empresas Randon, Paulo Prignolato, o resultado do ano até o momento apresenta números positivos dentro de um contexto desafiador, o que comprova a eficiência da estratégia adotada, com base em um modelo diversificado de negócios. “Mesmo em cenário de complexidade, a estratégia de diversificação nos permite continuar entregando um crescimento resiliente e sustentável”, ressalta.
Em relação ao segundo trimestre de 2022, foram R$ 2,8 bilhões de receita líquida consolidada, aumento de 31% na comparação com o mesmo período de 2021. O Ebitda consolidado foi de R$ 362 milhões, avanço de 12%, com margem Ebitda de 13,1%. As receitas do mercado externo, que somam as exportações a partir do Brasil com as vendas realizadas pelas unidades de negócio localizadas em outros países, atingiram US$ 112,5 milhões, aumento de 58% em relação ao mesmo período do ano passado, e de 13% se comparado com o primeiro trimestre deste ano.
Entre as verticais de negócio das Empresas Randon, o principal destaque do segundo trimestre de 2022 foi o desempenho da controlada Fras-le. A receita líquida da empresa no período alcançou R$ 782,6 milhões, o que representa 31% de crescimento na comparação com o segundo trimestre de 2021. Mercado de reposição aquecido em função da baixa disponibilidade de veículos novos, a comercialização de lonas de freio para veículos comerciais impulsionada pelo agronegócio e a forte demanda na exportação de material de fricção para a linha comercial e de discos de freio para veículos leves, foram alguns dos fatores que favoreceram o crescimento da Fras-le.
Na vertical Montadora, que abrange as unidades de negócios de fabricação e montagem de implementos rodoviários e vagões ferroviários, o faturamento no mercado externo foi o principal destaque. Os volumes de unidades vendidas avançaram 36% no período, em razão do aumento da demanda nos países da América do Sul, especialmente do Chile. Também foi importante para as Empresas Randon o crescimento expressivo da vertical de Autopeças para veículos comerciais, que compreende as operações das empresas Castertech, Suspensys, Master e JOST Brasil. A receita líquida dessas unidades alcançou no segundo trimestre quase R$ 1 bilhão, principalmente impulsionada pelas receitas de empresas adquiridas recentemente e pela adição de capacidade.
“Alcançamos mais um trimestre de receitas recordes e seguimos conduzindo movimentos estruturais de transformação da companhia, buscando construir hoje o futuro que almejamos. Faz parte da nossa estratégia ampliar nossas receitas em geografias com grande potencial de mercado e que tragam um perfil mais resiliente para nossas empresas”, destaca o CEO das Empresas Randon, Sérgio L. Carvalho.
Nesse sentido, em julho, a companhia anunciou a celebração de contrato de intenção de compra da fabricante norte-americana de semirreboques Hercules, o que aumenta sua exposição ao mercado internacional. “Acessar mercados, como o dos Estados Unidos, abre grandes oportunidades de negócios, não apenas no segmento de implementos rodoviários, mas para nossas soluções de autopeças”, complementa Carvalho.
Investimentos em tecnologia e ampliação da capacidade industrial também marcaram o último trimestre, com a inauguração da unidade fabril da JOST Brasil, em Campinas (SP), e novas áreas de estoques e forjaria da Master Sistemas Automotivos, em Caxias do Sul (RS), com processos automatizados e robotizados, desenvolvidos pela RTS Industry.
Além destes movimentos, as Empresas Randon anunciaram recentemente um robusto plano de investimentos de R$ 100 milhões em projetos de energias renováveis, conectado às Ambições ESG da companhia e ao compromisso de reduzir em 40% as emissões de gases de efeito estufa das suas operações até 2030.