A Andali, joint venture formada pelas empresas CHS Agronegócios, BRFértil Fertilizantes e holdings fundadoras, e a Rumo, inauguraram um terminal ferroviário de transbordo e uma misturadora de fertilizantes em Rio Verde, em Goiás. Com a nova infraestrutura, será possível a movimentação de fertilizantes a partir do porto de Santos até Goiás, por meio da Malha Central (Ferrovia Norte-Sul) administrada pela concessionária. Com investimentos de R$ 160 milhões por parte da Andali, o empreendimento amplia a capacidade operacional da empresa na região Centro-Oeste, reduzindo custos na cadeia de fertilizantes e gerando avanços na logística do agronegócio brasileiro.
O terminal, responsável pela geração de mil empregos diretos e indiretos, será o principal ponto de movimentação de fertilizantes da Malha Central. A estimativa é que sejam movimentadas mais de 1,5 milhão de toneladas via ferrovia e misturadas mais de 750 mil toneladas do produto por ano para os players da região, entre eles a CHS, que já é parceira da Rumo na movimentação de grãos, e a BRFértil Fertilizantes. A capacidade total de recebimento é de até 3,5 milhões de toneladas por ano, o que garante uma operação eficiente diante de um potencial crescimento do mercado na região.
“A Andali é uma parceira estratégica e valiosa para o crescimento e fornecimento de fertilizantes da CHS”, diz o diretor de unidades de negócios da CHS Brasil e atual presidente do conselho de administração da Andali, Anderson Cavaco. “O potencial da Andali em fornecer à CHS serviços de logística e mistura com eficiência, qualidade e competitividade dará maior sustentabilidade aos serviços oferecidos pela CHS aos nossos clientes-produtores que poderão utilizar na sua estratégia de demanda e gestão de riscos, gerando também maior oportunidade na cadeia de valor em utilizar seus grãos para aquisição de fertilizante de maneira antecipada.”
O acordo entre as empresas prevê que a Andali será responsável pela operacionalização e gestão de toda a infraestrutura do terminal de fertilizantes, já a Rumo responderá pelo transporte dos produtos a partir do Porto de Santos com destino a Rio Verde.
Rota estratégica–
O montante investido pela Andali no projeto compreende os armazéns, equipamentos de mistura e descarga, prédios de descarga e limpeza de vagões, desvio ferroviário, prédios industriais complementares e prédios administrativos. A maior parte do recurso foi captado através de uma operação no mercado de capitais, com a emissão de uma série de debêntures e um CRI.
“O terminal é um passo importante nesta parceria para desenvolvermos um eficiente ponto de movimentação de fertilizantes na região”, diz o vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma. “O apoio da prefeitura de Rio Verde no desenvolvimento do projeto tem sido fundamental para que tenhamos aqui o principal terminal desse tipo de carga ao longo da Malha Central.”
A cidade foi escolhida pela sua posição geográfica estratégica na rota do agronegócio. Rio Verde será o principal polo de escoamento de grãos, insumos e fertilizantes, atendendo toda a região, além de contar com mão de obra especializada. O local escolhido para a construção do terminal de fertilizantes foi o complexo Rodoferroviário de Rio Verde. Esse terminal oferece complementaridade ao terminal de grãos, também instalado no local, oferecendo uma solução logística mais competitiva para as regiões de influência.
Bandeira branca, o novo terminal tem vocação para descarga e transbordo ferroviário e contará também com os serviços de mistura (industrialização), armazenagem, descarga rodoviária e carregamento a granel. Será operado em regime de pool, o que reduz custos e eleva a produtividade do transporte e do terminal.