A ZF mantém sua perspectiva para 2022 inalterada. A empresa espera um crescimento moderado nas vendas do grupo em 2022, com um volume superior a € 40 bilhões, o que será alcançado pela primeira vez. Mas faz ressalvas ao esperar influências negativas contínuas de problemas em andamento (inflação, guerra na Ucrânia, disponibilidade limitada de semicondutores e novos surtos da pandemia de Covid-19). Possíveis paralisações no fornecimento de gás na Alemanha e na Europa que também podem impactar os negócios no segundo semestre deste ano. E destaca que está se preparando para esse cenário. “Estamos reforçando as medidas já em vigor para reduzir ainda mais nosso consumo de energia, conforme refletido em nossa estratégia de sustentabilidade”, disse Wolf-Henning Scheider, CEO do Grupo ZF, durante a apresentação dos resultados nesta quarta-feira, 03 de agosto.
No primeiro semestre de 2022, a ZF alcançou vendas de € 21,2 bilhões, aumento de 10% em relação aos € 19,3 bilhões registrados no mesmo período de 2021. O Ebit ajustado totalizou € 851 milhões, enquanto nos seis primeiros meses de 2021 foi de € 1,0 bilhão.
“O primeiro semestre do ano foi marcado por muitas incertezas e influências externas. Nós, como equipe da ZF, as dominamos bem – principalmente com base na experiência adquirida nos últimos dois anos de crise”, comentou Scheider, CEO do Grupo ZF. “A guerra na Ucrânia, os bloqueios relacionados à pandemia na China, a disponibilidade limitada de semicondutores e a inflação significativa afetaram nossos negócios. Nosso foco é encontrar o equilíbrio certo entre as expectativas de nossos clientes e a nossa meta de ganhos, garantindo investimentos contínuos em tecnologias futuras”.
De janeiro a junho de 2022, a empresa de tecnologia gerou vendas de € 21,2 bilhões, aumento de 10% em relação aos € 19,3 bilhões alcançados no mesmo período de 2021. A produção mundial de veículos diminuiu durante esse período de 2022, com queda de 2% no segmento de carros de passeio e 28% no segmento de veículos comerciais em relação ao ano anterior.
A empresa reportou um Ebit ajustado de € 851 milhões (2021: € 1,0 bilhão). O fluxo de caixa livre ajustado totalizou € 630 milhões negativos (2021: menos € 186 milhões), o que é impulsionado principalmente pelo estoque de segurança que é influenciado pelos efeitos cambiais e pelo aumento de preços dos materiais.
“Em um ambiente de mercado fraco e volátil, demonstramos estabilidade e perseverança em nosso desempenho”, disse Konstantin Sauer, CFO da ZF. “Os desafios não vão diminuir no segundo semestre do ano, mas estamos confiantes de que continuaremos no caminho certo, por meio de conscientização de custos, mitigação consistente e contínua dos efeitos inflacionários e gestão ativa de nossos estoques. Estamos de olho em nossas metas financeiras anuais”.
Novos pedidos–
A ZF informa que recebeu novos pedidos para tecnologias estrategicamente importantes, como acionamentos elétricos. O volume de encomendas nesse segmento agora totaliza € 23 bilhões para carros de passeio e veículos comerciais até 2030. “Hoje, a ZF oferece uma linha de produtos completa e abrangente de sistemas e componentes para mobilidade elétrica”, disse Scheider.
O crescimento de 12% das vendas da divisão de acionamentos para veículos elétricos no primeiro semestre do ano confirma isso de forma conclusiva. “Com os novos pedidos, podemos gerenciar a transformação de transmissões convencionais para acionamentos 100% elétricos. E podemos, no mínimo, compensar a eliminação de tecnologias para veículos com motores de combustão interna. Agora pretendemos expandir ainda mais nosso papel de liderança, por exemplo, em eletrônica de potência.”
Segundo a empresa, um fabricante internacional de veículos fez um pedido substancial para o primeiro estágio de configuração da plataforma de conectividade escalável ZF ProConnect, que entrará em produção em 2024. O ZF ProConnect permite a comunicação entre veículos e até satélites, tudo através da conexão com a nuvem. Isso inclui serviços como planejamento de rotas, diagnósticos remotos do sistema ou gerenciamento de frotas. Modelos de negócios digitais são integrados à plataforma para apoiar a tendência em direção ao veículo definido por software. Aplicações potenciais também estão se abrindo na direção autônoma, em que a conectividade confiável e estável é indispensável. O ZF ProConnect também é usado nos sistemas de transporte autônomo da ZF.
IAA Transportation–
Na IAA Transportation Exhibition, que será realizada de 20 a 25 de setembro em Hannover, Alemanha, a divisão de soluções para veículos comerciais da ZF apresentará pela primeira vez soluções pioneiras para clientes de veículos comerciais e operadores de frotas, em sua nova posição como o maior fornecedor de veículos comerciais do mundo, após a integração da Wabco.
A empresa exibirá os novos acionamentos elétricos para veículos comerciais e reboques, bem como desenvolvimentos de software como o ZF Scalar, plataforma digital baseada em inteligência artificial para gerenciar frotas de veículos comerciais.