Cummins e Komatsu fecham acordo para desenvolver caminhões de emissão zero

A colaboração com a Komatsu faz parte da estratégia Destino ao Zero da Cummins para reduzir os gases de efeito estufa (GEE) e os impactos na qualidade do ar de seus produtos e atingir emissões líquidas zero até 2050

A Cummins Inc. e a Komatsu Ltd., fornecedora global de equipamentos e serviços para as indústrias de construção e mineração, assinaram um memorando de entendimento para colaborar no desenvolvimento de emissões zero de equipamentos de transporte. Com base em um legado de parceria de motores a diesel em uma ampla variedade de equipamentos de mineração e construção, a Cummins e a Komatsu se concentrarão inicialmente em tecnologias de energia de emissão zero, incluindo soluções de célula de combustível de hidrogênio para grandes aplicações de caminhões de transporte de mineração.

 “A profunda experiência da Komatsu em mineração e projetos de equipamentos e integração, combinada com nossas tecnologias avançadas de energia, incluindo células de combustível de hidrogênio, acelerará a descarbonização de equipamentos de mineração. A indústria de mineração tem grande potencial para liderar na adoção de soluções renováveis”, disse Amy Davis, vice-presidente e presidente de New Power da Cummins.

Em agosto de 2021, a Komatsu anunciou seu conceito de caminhão agnóstico de energia, um veículo de transporte que pode funcionar com uma variedade de fontes de energia, incluindo diesel elétrico, bateria e células de combustível de hidrogênio. Como fornecedora independente de energia líder no segmento de mineração, a Cummins oferece uma compreensão exclusiva da aplicação que é fundamental para a introdução de produtos confiáveis e de qualidade que podem suportar os ambientes mais adversos.

A Cummins possui um amplo portfólio de baterias, sistemas de células de combustível e eletrolisadores (para geração de hidrogênio), que são elementos fundamentais para a descarbonização. Juntas, as duas empresas têm uma longa história no mercado global de mineração e fortes capacidades técnicas necessárias para desenvolver essas novas soluções.

“A Cummins tem sido uma parceira de longo prazo da Komatsu e vem investindo nas principais tecnologias necessárias para apoiar a transição energética na mineração. Essas são tecnologias críticas para ajudar os clientes neste segmento a reduzir as emissões de carbono e acelerar a neutralidade. Com base em nossa parceria com a Cummins, estamos trabalhando para acelerar soluções sustentáveis para nossos clientes”, disse Masayuki Moriyama, presidente da divisão de negócios de mineração da Komatsu.

Como empresa, a Komatsu está comprometida em minimizar o impacto ambiental por meio de seus negócios, visando uma redução de 50% nas emissões de CO2 do uso de seus produtos e produção de seus equipamentos até 2030 (em comparação com os níveis de 2010) e uma meta desafiadora de alcançar a neutralidade de carbono em 2050.

A Komatsu tem trabalhado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa para os clientes por meio do desenvolvimento de produtos inovadores há décadas em muitas áreas, incluindo caminhões basculantes elétricos a diesel, escavadeiras híbridas, escavadeiras elétricas, recursos de armazenamento de energia regenerativa e programas de economia de combustível.

A Komatsu também anunciou em 2021 a criação de sua aliança Greenhouse Gas (GHG) com clientes para colaborar ativamente no planejamento, desenvolvimento, teste e implantação de produtos da próxima geração de equipamentos e infraestrutura de mineração com emissão zero. O objetivo inicial da aliança é avançar o conceito de caminhão agnóstico de potência da Komatsu, com o objetivo de oferta comercial em 2030.

A colaboração com a Komatsu faz parte da estratégia Destino ao Zero da Cummins para reduzir os gases de efeito estufa (GEE) e os impactos na qualidade do ar de seus produtos e atingir emissões líquidas zero até 2050. Esse compromisso requer mudanças nos produtos da Cummins e nas fontes de energia que os alimentam. Além disso, a Komatsu pretende explorar outras possibilidades no desenvolvimento de caminhões de transporte de mineração com zero emissões.

Veja também

Por