ZF lançará nova solução iEBS no Brasil

A plataforma iEBS da ZF é desenvolvida exclusivamente para semirreboques e chega ao Brasil no último trimestre deste ano

A ZF traz para o mercado brasileiro, no último trimestre deste ano, a plataforma inteligente iEBS, que atua no sistema de freios das carretas e para agregar maior estabilidade ao conjunto. “A nova solução é a evolução do EBS (Electronic Braking System ou Sistema de Frenagem Eletrônico) e já é largamente utilizado nos caminhões mais modernos da Europa”, diz Silvio Furtado, diretor de soluções para veículos comerciais e tecnologia industrial na ZF América do Sul.

Integrado ao cavalo-mecânico, o sistema conta com chicotes elétricos, é modular e promete maior versatilidade de utilização, diminuindo os custos de manutenção aos frotistas. “A nova geração traz um módulo inteligente, o que torna o sistema mais clean, com menor número de válvulas, tubulações e conexões na montagem, o que se reflete diretamente na simplificação e redução dos custos de manutenção”, explica.

O iEBS também pode ser instalado em implementos já em uso, o chamado retrofit. Os cabos são idênticos para EBS e iEBS, o que traz flexibilidade para as linhas de produção dos fabricantes de implementos. “Além de sua função primordial de controlar seguramente a estabilidade do conjunto, o frotista pode contar com informações em tempo real de tudo o que acontece com a carreta”, diz Silvio Furtado. “É possível, entre outras dezenas de funcionalidades, checar temperatura e pressão dos pneus, obter remotamente a localização exata do equipamento, além de otimizar o acondicionamento da carga, monitorando o peso em cada eixo.”

A engenharia brasileira da ZF, depois de realizar testes em todo o território nacional, nas mais diversas condições de topografia, clima e diferentes tipos de pavimentação, promoveu todos os ajustes técnicos necessários no produto, que está pronto para ser utilizado nas mais diversas condições de estradas e rodovias na região.

Atuando preventivamente contra incidentes, o iEBS assegura estabilidade ao implemento e pode promover correções de frenagem instantâneas em cada roda e, por meio de inteligência embarcada, identifica qualquer irregularidade durante o trajeto, registrando eletrônica e pontualmente cada problema. O sistema inteligente entrega relatórios completos aos frotistas e revelam até mesmo a capacidade de carga ociosa de determinada linha.

A ZF disponibiliza ao mercado três versões do sistema, sendo elas a básica, a standart e a premium. Essa última oferece mais de 40 funções que contribuem para otimizar a gestão das frotas.  

Trailer Pulse –

As soluções de conectividade estão presentes nos desenvolvimentos voltados aos fabricantes de implementos. O Trailer Pulse é um dos destaques e, em conjunto com o iEBS, oferece serviços completos de telemetria da carreta, valendo-se, também, das informações geradas pelo sistema de controle de estabilidade. Trata-se de uma solução aberta, para ser utilizada no Brasil e na América do Sul.

De acordo com Silvio Furtado, “as soluções inteligentes da ZF especialmente desenvolvidos para carretas são inúmeras e vão além dos sistemas de freio e suspensão. O portfólio envolve variadas tecnologias criadas para trazer mais rentabilidade às operações e segurança para pessoas e cargas em armazéns, ruas e estradas. Entre os exemplos, estão sistemas aerodinâmicos que trazem redução no consumo de combustível, sistema travamento de porta eletrônico, que pode ser acessado remotamente, sensores de temperatura e pressão dos pneus, entre várias outras tecnologias”, comenta.

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