A FPT Industrialalcançou um novo marco com 150 mil motores produzidos em sua fábrica em Córdoba, na Argentina, onde são produzidos os propulsores das séries Cursor 9, 10, 13 e da linha NEF para transporte e agricultura, tanto para o mercado interno quanto para a exportação para países de toda a América do Sul.
Desde sua inauguração em 2012, a fábrica tem se destacado pelo alto nível de treinamento e comprometimento de sua equipe. O fator humano, os centros de usinagem e a experiência de seus fornecedores posicionaram a FPT Industrial como uma das referências do setor na América Latina.
Em 2018, a empresa fabricou 17 mil motores e conseguiu aperfeiçoar áreas como a manutenção autônoma, a organização do trabalho e os processos de produção. No mesmo ano, a fábrica alcançou nível bronze no World Class Manufacturing, que integra o gerenciamento de processos de manufatura.
Agora a fábrica argentina é o ponto de referência do Iveco Group para DOT (Driving Operations Together), o novo programa voltado para resultados que busca aprimorar as operações da empresa no mundo inteiro e impulsionar a sustentabilidade do processo. Exclusivo do Iveco Group, o DOT foi concebido com base na força e no sucesso do programa anterior de melhoria contínua de fabricação (adotado em 2008), estendendo seu campo de aplicação a todas as operações e enriquecendo o ecossistema com um novo foco gerencial para estimular uma mentalidade mais proativa, bem como a responsabilidade em toda a empresa.
Em 2019 foi alcançado o número acumulado de 100 mil motores fabricados no país e, em 2021, esse número foi ultrapassado nos motores exportados, com duas famílias de produtos: NEF e Cursor, disponíveis em versões diferentes.
Agora, a empresa e seus funcionários comemoram o marco de 150 150 mil motores na fábrica. Eles são usados em caminhões Iveco, líder do mercado argentino, assim como em máquinas New Holland Agriculture, New Holland Construction, Case IH e CASE Construction Equipment, além de aplicações em outros segmentos, como o setor de geração de energia e o mercado marítimo latino-americano.
“Estamos muito orgulhosos por essa grande conquista de nossa fábrica, que atesta a excelência e a qualidade dos motores, mas também do trabalho de equipe e das habilidades de nossos funcionários, que se esforçam diariamente para atingir e superar as expectativas de nossos clientes. Sem o trabalho conjunto de todas as pessoas que compõem a FPT Industrial, isso não seria possível”, comentou Sylvain Blaise, presidente de Powertrain.
“O mercado argentino é fundamental para a marca e a prova disso não está apenas nos investimentos já feitos, mas também em nossas pesquisas e desenvolvimentos constantes para garantir a mais alta qualidade nos processos de produção. Alcançar o marco de 150 mil motores fabricados na Argentina é um sucesso para todos nós”, disse Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
Na Argentina, a empresa possui uma rede de revendedores composta pela Eurotorque e pela Propeller na província de Buenos Aires; Grumaq em Córdoba e Mayssa em Salta, grupos empresariais que comercializam produtos da FPT Industrial para aplicações on-road, off-road, marítimas e de geração de energia e também fornecem serviços de pós-venda para todo o país.