Em um projeto regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Neoenergia criou um caminhão elétrico com cesto aéreo de acionamento também elétrico para uso nas atividades de serviços da distribuição de energia elétrica. Segundo a companhia, o novo veículo é o primeiro no país a contar com sistema que permite o carregamento diretamente na rede elétrica.
O caminhão elétrico desenvolvido possui tecnologia de telemetria, o que permite o acompanhamento das informações sobre bateria e roteirização das atividades desempenhadas pelos centros de operações integradas das distribuidoras. De forma automatizada e em tempo real, é possível calcular a necessidade de recarga e os pontos disponíveis ao longo do trajeto para realizá-la.
“Esse projeto de P&D faz parte de uma estratégia de investimento para desenvolver a mobilidade elétrica no Brasil em diversos âmbitos. Com o nosso caminhão elétrico, conseguimos, além de contribuir para a criação de um novo produto nacional, inovar no gerenciamento da recarga e alcançar um sistema seguro e eficiente para recargas na própria rede”, afirma José Antonio Brito, gerente corporativo de pesquisa e desenvolvimento da Neoenergia.
O veículo foi desenvolvido com base no caminhão T7, da BYD, implementando características próprias de acordo com as necessidades do projeto, com destaque para o sistema de recargas de oportunidade na própria rede de distribuição. O carregador instalado na carroceria do caminhão pode ser conectado a pontos pré-determinados da rede de energia elétrica da distribuidora.
A disponibilidade de potência na rede para as recargas de oportunidade foi estudada durante o projeto a partir de uma metodologia própria. A fase de testes dos equipamentos foi iniciada nas cidades de Limeira e Mairiporã, em São Paulo, área de concessão da Neoenergia Elektro.
“A eletrificação da frota é uma das etapas principais para que a Neoenergia alcance a meta de reduzir em até 50% a intensidade de emissões de carbono até 2030, como parte das ações de combate às mudanças climáticas. Hoje, os modelos híbridos e elétricos já são realidade na Frota da companhia e o desenvolvimento do caminhão elétrico contribui com a expansão dessa estratégia para a operação das nossas distribuidoras”, afirma William Nascimento, superintendente corporativo de serviços gerais.
Mobilidade sustentável–
O desenvolvimento do caminhão elétrico faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável da Neoenergia, que prevê projetos para expandir a infraestrutura de recarga de veículos e desenvolver novas soluções. A estratégia inclui o Corredor Verde, outra iniciativa de P&D. Essa é a primeira eletrovia do Nordeste, com 18 eletropostos instalados ao longo de 1,2 mil quilômetros, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte.
Em mais um projeto de pesquisa e desenvolvimento, a Neoenergia iniciou, também, um estudo da viabilidade de negócio de mobilidade elétrica na ilha de Fernando de Noronha. A iniciativa prevê o fornecimento de veículos para o trade turístico, a administração distrital e a operação da Neoenergia Pernambuco, a instalação de postos de recarga e a construção de duas usinas solares para abastecê-los com energia limpa.
Internamente, a companhia iniciou, em março de 2020, a substituição da frota de veículos leves por modelos híbridos e elétricos. Hoje, há 90 veículos híbridos e 63 totalmente elétricos. A empresa instalou eletropostos nas suas sedes administrativas e, ampliando a estrutura, iniciou em 2021 o projeto Linha Verde, para a instalação de pontos de recarga também nas bases operacionais.