A Goodyear lança a nova geração dos pneus KMax S, o KMax S GEN2, desenvolvido com novas tecnologias que prometem melhor desempenho na vida total do pneu. Este novo pneu oferece uma banda de rodagem mais larga, o que proporciona, segundo o fabricante, melhor dirigibilidade ao veículo, além de um composto de borracha que garante maior quilometragem e um desgaste mais regular.
Segundo a Goodyear, o novo pneu assegura até 11% mais quilometragem que a primeira geração, o que pode ser traduzido, por exemplo, como um adicional de mais de dois mil passageiros transportados, ou mais de 750 toneladas de grãos (para aqueles que atuam no transporte graneleiro) ou até 3,6 milhões de litros adicionais de combustível, para o caso das frotas que atuam neste segmento.
A banda de rodagem mais larga e com novas tecnologias promete maior quilometragem e melhor dirigibilidade. A tecnologia de raias interligadas – Intellimax Rib – busca permitir um desgaste mais regular; a carcaça reforçada com quatro cintas de aço garante maior número de recapagens. A identificação por meio de chip RFID (identificação por radiofrequência), integrado de fábrica como opcional, possibilita por meio da solução Control Max, da Goodyear, o monitoramento, gerenciamento e controle dos pneus de uma frota.
“Com vários atributos imbatíveis, como sua quilometragem, carcaça resistente, garantia de sete anos, chip integrado de fábrica e as várias tecnologias desenvolvidas para esta nova geração, o KMax S GEN2 chega para ser uma excelente opção aos frotistas”, destaca Fabio Garcia, gerente senior de marketing da Goodyear no Brasil.
Segundo a Goodyear, o mercado em que essa linha de pneus está inserida equivale a aproximadamente R$ 9 bilhões por ano. Em 2023, a previsão é de que o segmento corresponda a 3,3 milhões de unidades vendidas e, até 2027, a expectativa é que esse mercado alcance 3,6 milhões de pneus.
“Toda a evolução do pneu KMax S GEN2 é resultado de investimentos realizados pela Goodyear para desenvolver um pneu para o mercado brasileiro, entendendo as necessidades e requerimentos dos nossos consumidores e traduzindo isso em tecnologias para trazer ao mercado um produto imbatível, que ofereça a maior quilometragem e o menor custo por quilômetro na vida total do pneu”, ressalta Eduardo Gualberto, diretor da unidade de negócios de pneus para caminhões, ônibus, recapagem e pneus fora de estrada da Goodyear.
A Goodyear ainda oferece bandas pré-curadas para a extensão da vida do pneu KMax S GEN2, por meio de sua recapagem. Os materiais de recapagem da Goodyear são desenvolvidos para extrair o máximo de desempenho do pneu.
A fabricante destaca que o segmento de transporte regional de cargas e passageiros é o mais representativo do país e a demanda de pneus de caminhões e ônibus para este tipo de aplicação pode representar aproximadamente 53% do total comercializado no mercado.
Por conta dos diversos tipos de serviço encontrados neste segmento, que concentra curtas e médias distâncias, com variados tipos de condições de rodagem e topografia e vários tipos de cargas transportadas, este segmento exige o desenvolvimento de pneus que garantam aos consumidores uma maior quilometragem, não somente na primeira vida do pneu, ou em banda original, como também uma carcaça resistente que permita uma maior quilometragem na vida total do pneu, reduzindo assim ao máximo o custo por quilômetro rodado.