VLI lança desafio de inovação para startups e empresas de tecnologia que atuam no setor ferroviário

Em sua segunda edição em 2022, o Innovation Day selecionará a melhor solução para abertura e fechamento automáticos de vagões

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, lança o desafio de abertura e fechamento automáticos de vagões para startups e empresas de tecnologia focadas no desenvolvimento de soluções para o setor logístico. Para participar do Innovation Day os interessados poderão se inscrever no portal do Inova VLI (https://inovavli.com.br/desafios/) até o dia 27 de maio.

Os participantes terão encontros, on-line e presenciais, com a equipe técnica da VLI nos quais receberão orientações ao longo do evento. Após a conclusão das etapas, a startup selecionada apresentará uma proposta para solução do desafio e poderá ser contratada pela companhia.

De acordo com Marcos Garcia Filho, product manager do Inova VLI, o desafio busca automatizar o processo de abertura e fechamento das tampas dos vagões nos terminais integradores da companhia. “Precisamos de uma solução de automação ou robotização do processo de abertura, limpeza e fechamento da parte superior dos vagões. Dessa forma, iremos reduzir riscos operacionais sem onerar o processo de carregamento dos vagões”, destaca.

Após a inscrição, as participantes serão orientadas sobre o que devem entregar em cada etapa do desafio. Para o Innovation Day, serão selecionados aproximadamente oito startups, onde cada uma terá 60 minutos para apresentar sua proposta de solução e responder aos questionamentos das equipes do Inova VLI e do terminal integrador definido para testes do conceito desenvolvido. No dia 24 de junho será anunciada a equipe vencedora.

O desafio para abertura e fechamento automáticos de vagões é o segundo edital lançado para participação de startups e empresas de tecnologia em 2022. Em março, a companhia realizou o desafio “Pátio do Futuro”, para desenvolvimento de soluções na digitalização da coleta e processamento das informações referentes às etapas operacionais do pátio ferroviário e sinalização das rotas operacionais, como posicionamento dos Aparelhos de Mudança de Via (AMV).

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