Transporte Moderno – Qual a expectativa da Transpanorama Transportes para 2022?
Claudio Adamuccio – A empresa espera que toda a cadeia produtiva retorne à estabilidade, alavancando a economia do país. O setor de transportes tem sofrido com as frequentes altas do combustível, tornando difícil o trabalho do segmento. Neste caso, a torcida é para que a guerra entre a Ucrânia e a Rússia termine logo e o mercado externo retorne aos eixos.
Transporte Moderno – Como a empresa enfrentou o período de pandemia e como está este momento de retomada de vários setores industriais?
Claudio Adamuccio – A Transpanorama enfrentou este período com muita garra dos nossos colaboradores, clientes e demais parceiros. Não paramos de transportar um só dia, com a força dos nossos motoristas, que também foram heróis durante a pandemia, ajudando a manter o país abastecido. A empresa deu todo o suporte necessário para que eles pudessem trabalhar em segurança, com o fornecimento de todo o necessário como medida preventiva ao Covid-19. Neste período, investimos bastante tempo nos nossos processos internos, garantindo a melhoria contínua. Além disso, continuamos a investir em tecnologia e inovação, exemplo disso, foi a inauguração recentemente da nossa Torre de Controle, a mais moderna do Brasil.
Transporte Moderno – Que tipo de investimento foi necessário fazer para enfrentar a nova realidade do mercado brasileiro?
Claudio Adamuccio – Os investimentos em melhorias internas, que contribuíssem para a agilidade do processo. Além disso, investimentos em tecnologia e capacitação, para continuar competitivo no mercado.
Transporte Moderno – Entre os segmentos que a empresa atua, qual deverá impulsionar as atividades de transportes neste ano?
Claudio Adamuccio – Com a estabilidade das atividades, espera-se que toda a cadeia produtiva impulsione o transporte neste ano, mas o Brasil é um país agrícola, certamente, as commodities deverão movimentar bastante o setor de transportes, sendo mais uma vez protagonistas.
Transporte Moderno – A empresa já registra aumento de demanda por serviços de transportes?
Claudio Adamuccio – Há tempos a Transpanorama apostou na diversificação no transporte de cargas, por isso, a demanda para a empresa – na maior parte do tempo – esteve normal.
Transporte Moderno – No segmento do agro, qual produto está com maior demanda de transporte?
Claudio Adamuccio – Neste momento, o produto com maior demanda é o óleo vegetal. Na primeira quinzena de junho, será o milho. O transporte de soja neste ano foi um dos maiores volumes da história, acreditamos que o milho também será.
Transporte Moderno – A empresa está confiante que o setor de transporte manterá este bom desempenho ao longo de 2022?
Claudio Adamuccio – A alta constante do combustível torna difícil essa expectativa. Não conseguimos repassar para o frete todos estes aumentos consecutivos. No segmento de transporte, tem bastante trabalho, mas só vai conseguir resultado positivo quem tiver uma gestão minuciosa.
Transporte Moderno – Como a Transpanorama Transportes está se preparando para atender as empresas neste momento?
Claudio Adamuccio – A Transpanorama nunca deixou de investir em melhoria contínua, capacitação e compra de caminhões, mesmo durante a pandemia. A empresa sempre esteve pronta para atender as necessidades do mercado.
Transporte Moderno – A Transpanorama tem planos de ampliar a frota de caminhões?
Claudio Adamuccio – A renovação da frota é estratégica para a empresa, levando em consideração a segurança e o conforto dos nossos motoristas, meio ambiente – para emissão de menos poluentes, e a qualidade para o nosso cliente. A renovação da frota é um plano constante.
Transporte Moderno – Quantos caminhões a empresa pretende comprar?
Claudio Adamuccio – Duzentos caminhões.
Transporte Moderno – Hoje, quantos caminhões a Transpanorama Transporte tem em sua frota? Quais os modelos desses caminhões?
Claudio Adamuccio – A Transpanorama tem 1,2 mil conjuntos de caminhões, com implementos graneleiro, tanque, sider, caçamba e baú.
Transporte Moderno – Como o senhor avalia a situação do setor de transportes atualmente? Quais as maiores dificuldades?
Claudio Adamuccio – O setor de transportes é um sobrevivente. A alta do combustível e de outros insumos tem dificultado o trabalho do segmento.
Transporte Moderno – Quais as perspectivas para o Brasil neste momento em que a economia começa a dar sinais de recuperação?
Claudio Adamuccio – Tudo dependerá muito de como o cenário político vai se configurar no segundo semestre e dos desdobramentos do cenário internacional. De toda forma, com a redução dos casos de Covid e um retorno ao novo normal, o brasileiro tem ao menos a oportunidade de trabalhar, ajudando a movimentar a economia interna.