A.P. Moller – Maersk informa que a companhia apresentou resultados recordes no primeiro trimestre de 2022 em todos os seus negócios, impulsionados por níveis de fretes mais altos e parcerias de longo prazo com clientes que buscam suporte de ponta a ponta na cadeia de suprimentos. A receita aumentou 55% para US$ 19,3 bilhões, o Ebitda mais que dobrou para US $9,1 bilhões e o fluxo de caixa livre aumentou para US $ 6 bilhões.
“No primeiro trimestre, entregamos o melhor trimestre de ganhos de todos os tempos na A.P. Moller – Maersk, com crescimento no marítimo, em logística e em terminais. O aumento da receita é impulsionado pelos níveis de frete e pela assinatura de contratos em patamares mais elevados. Embora as cadeias de suprimentos globais permaneçam sob pressão significativa, continuamos a demonstrar capacidade superior para ajudar os clientes a superarem os desafios logísticos. Em logística, tivemos uma forte demanda por produtos e soluções em todo o nosso portfólio, levando ao 5º trimestre consecutivo com crescimento orgânico de mais de 30%. Enquanto terminais apresentou o seu melhor trimestre”, diz Søren Skou, CEO da A.P. Moller – Maersk.
No marítimo, a receita aumentou 64% para USD 15,6 bilhões durante o primeiro trimestre, com taxas fortes mais do que compensando 7% de queda de volumes. A Maersk espera que a receita para o ano inteiro continue forte, pois o aumento das taxas de frete no portfólio de contratos de longo prazo adicionará aproximadamente US$ 10 bilhões à receita em 2022 em comparação a 2021. Isso mais do que compensará o aumento significativo nos custos, que subiram 21% no primeiro trimestre devido ao aumento do valor do combustível e à pressão inflacionária nos custos da rede logística e movimentação de contêineres.
No primeiro trimestre, a receita em logística cresceu 41% para US$ 2,9 bilhões em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, já que os clientes novos e existentes continuam comprando a proposta de valor total de soluções integradas. Ao mesmo tempo, a Maersk continua investindo em aquisições que agregam recursos em tecnologia e comércio eletrônico e fortalecem o portfólio, como a Pilot Freight Services, que foi concluída em 2 de maio de 2022.
Nos terminais, a receita aumentou para US$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre em comparação com US$ 915 milhões no ano passado, e o retorno sobre o capital investido (ROIC) terminou em um recorde de 12,5% antes da deterioração do GPI de USD 485 milhões após a saída do mercado russo. O processo em torno da venda do GPI está em andamento. Os resultados em terminais são impulsionados pela maior receita de armazenamento na América do Norte, melhoria na receita por movimento e um crescimento de volume no mercado de contratação geral.
O mercado em 2022 –
Os níveis de frete permaneceram elevados no primeiro trimestre, pois o Covid-19 e a escassez de capacidade continuaram a atrapalhar o lado da oferta do setor de logística, destaca a Maersk. A demanda global de contêineres diminuiu em 1,2% comparado a +8% em 2021, enquanto os volumes globais de carga aérea aumentaram 2,9%. O crescimento do fluxo de comércio diminuiu do Extremo Oriente para a América do Norte e Europa. A invasão da Ucrânia pela Rússia está tendo um impacto negativo nos fluxos comerciais e na confiança do consumidor na Europa. Dado esse cenário, a demanda global de contêineres deve crescer de -1 a 1% em comparação com uma expectativa anterior de 2% a 4%, avalia a empresa.
Conforme anunciado em 26 de abril de 2022, a Maersk antecipa um Ebitda subjacente de cerca de US$ 30 bilhões, um Ebit subjacente de cerca de US$ 24 bilhões e um fluxo de caixa livre acima de US$ 19 bilhões para todo o ano de 2022. Isso se baseia em um forte primeiro semestre de 2022, como também no aumento das taxas contratadas, enquanto se prevê ainda que a normalização na logística marítima ocorra no início do segundo semestre do ano.