Scania expõe caminhão autônomo na Agrishow

Para transbordo, há opções do modelo P 280 nas configurações de roda 6×4 e 8×4 movidas a diesel e uma versão 6×4 a gás ou biometano

A Scania expõe pela primeira vez o seu caminhão autônomo da Nova Geração na 27ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). O modelo P 280 8×4 está na área de test drive para que o público possa conhecer o novo produto. A empresa exibe também os modelos movidos a gás e biometano e um motor para geração de energia. 

No estande da Scania estão expostos os modelos R 500 6×2, R 540 6×4, G 410 6×4 XT (movido a gás e biometano), R 410 6×2 – movido a gás natural liquefeito (GNL) e um motor de 13 Litros DC13 072A (diesel) para grupos geradores de energia. Na área exclusiva da marca para testes de direção estão o autônomo e um modelo a gás e/ou biometano G 410 6×4 XT.

“A Scania é referência em soluções para o agronegócio e para atender às demandas de setores como o sucroalcooleiro. A Agrishow é um importante momento para reforçarmos o nosso comprometimento em aplicar esse portfólio para apoiar os nossos clientes com as demandas no campo e a rentabilidade nos negócios. Por isso, nós escolhemos a Agrishow para fazer a primeira apresentação deste autônomo da Nova Geração ao grande público. Também trouxemos nossas soluções a gás e biometano, que têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio. A Scania está investindo muito forte no desenvolvimento de soluções alternativas ao diesel. Assumimos o compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável e este autônomo é mais um passo nesta jornada”, afirma Fabrício Vieira, gerente de vendas de soluções off road da Scania no Brasil.

“Este caminhão é vocacionado para o serviço de transbordo da cana e ajuda a reduzir possíveis perdas no processo de colheita. A automação é nível 2, ou seja, necessita da interação do motorista para realizar acelerações, frenagens e manobras”, diz Paulo Genezini, gerente de pré-vendas da Scania no Brasil. “O veículo é completo, tem pneus de alta flutuação (mais largos), para não compactar a lavoura e utiliza a automação com georreferenciamento que, recebendo sinais do satélite, operará no trajeto desejado sem a intervenção do motorista ao volante, além de reduzir perdas por pisoteamento de plantas durante a colheita e oferecer significativa economia de combustível”, detalha o gerente.

“A linha off road XT da Nova Geração de caminhões está se destacando por oferecer o menor custo total da operação por quilômetro rodado do mercado. Estamos ainda mais especializados no DNA off road”, conta Vieira. A Nova Geração continua um sucesso absoluto com até 20% de economia de combustível sobre a gama anterior. 

Para 2022, a Scania tem otimismo moderado nos mercados em que atua. As projeções para o setor fora de estrada são de mais um ano forte na mineração, cana, construção-civil e madeira. Em 2021, o volume Scania chegou a 1.007 unidades vendidas.

Nos caminhões rodoviários pesados, o agronegócio continuará como principal impulsionador da demanda. Nos motores, há tendência de alta para o segmento industrial e de manter o mesmo patamar de 2021 nos propulsores de geração de energia, com aumento da procura por soluções a gás. Já em Serviços, se projeta um novo ano recorde nas vendas dos programas de manutenção.

“Em 2022, pretendemos chegar a quase 70 mil veículos conectados, alta superior a 30%, inaugurar 15 pontos de atendimentos, continuar a padronização e digitalização da rede e elevar a participação de PMS nos veículos novos de 55% para 65%, sendo 70% deste total de planos flexíveis”, afirma Pietro Nistico, gerente de desenvolvimento da rede Scania.

“Queremos crescer na fidelização da carteira, pois nossa combinação de plano de manutenção e conectividade propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparos e de 15% com combustível. O cliente faz ainda mais contas e baseado nos índices acima vê na prática a diferença de usar a concessionária e ter plano contratado. Analisa qual tipo de gestão traz a máxima disponibilidade da frota. Por isso, as soluções Scania têm sido muito bem aceitas, especialmente o programa Premium Flexível Uptime, o mais completo serviço já disponibilizado no país.”

Em 2022, a Scania terá grandes desafios. “O principal será sedimentar o terreno para a chegada das linhas de caminhões e ônibus com tecnologia para atender aos requisitos da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou Euro 6, a partir de 1.º de janeiro de 2023”, destaca a empresa.

A linha Euro 6 terá uma eficiência energética ainda melhor e, segundo a Scania, as soluções a gás e biometano têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio. O biometano, combustível 100% sustentável, pode ser gerado de diversas fontes (vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano).

A ABiogás (Associação Brasileira do Biogás) está animada com o crescimento da cadeia de biogás e biometano neste e nos próximos anos. Projeções falam da atração de investimentos privados de R$ 300 milhões para 16 projetos com potência total de 29 MW. Para a entidade, o potencial do biometano no Brasil pode chegar a mais de 100 milhões de metros cúbicos por dia, o que poderia substituir quase 70% do diesel consumido, sendo 45% vindo da cana-de-açúcar.

A primeira demonstração do caminhão autônomo será realizada na Cocal, após a Agrishow, e seguirá até o fim de 2022. Para transbordo tem opções do P 280 nas configurações de roda 6×4 e 8×4 movidas a diesel e também uma versão 6×4 a gás e biometano. 

O eixo traseiro tem capacidade máxima de tração (CMT) para 150 toneladas. O peso bruto total (PBT – soma dos pesos do caminhão, do implemento e da carga em ordem de marcha) chega a 50 toneladas. O autônomo Scania P 280 8×4 está equipado com caixa de câmbio automatizada Optcruise de 14 velocidades, sendo duas marchas superlentas, o que atribui excelente performance de aceleração para operar em perfeita sintonia com a colhedora de cana.

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