Ministério da Economia prepara programa para renovar frota de caminhões e ônibus

A fabricante de caminhões e ônibus Iveco venceu a licitação para criar um projeto-piloto e testar a implementação do programa de renovação de veículos pesados

O governo federal pretende publicar nesta semana a medida provisória que cria o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária (Renovar), para a renovação da frota de veículos antigos. A iniciativa deve ter início com caminhões, ônibus e implementos rodoviários.

Segundo informa o ministério da economia, o programa, que será de caráter voluntário, é voltado à reciclagem veicular, ao incremento da produtividade e à eficiência logística.

“Todas as transações serão realizadas na plataforma Renovar, um ambiente virtual no qual poderá ser efetuado o registro das operações relativas ao desmonte ou destruição, como sucata dos bens elegíveis e a utilização dos benefícios concedidos no âmbito do programa”, informa o órgão.

A Iveco venceu a licitação realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para implementar o projeto-piloto. A iniciativa, que também conta com a participação da concessionária da marca, Deva, tem como objetivo alavancar o setor, atualizar a frota que roda pelo país com alguns caminhões sem condições de uso e com tecnologias ultrapassadas e promover a descarbonização por meio da redução de emissão de poluentes.

Para George Carloto, gerente de licitações e vendas Corporativas da Iveco, a renovação de frota continua sendo um ponto crucial para o segmento e deve ganhar fôlego a partir deste importante marco. “É uma grande satisfação termos vencido esse certame. O projeto será testado e aperfeiçoado pela Iveco e, para a próxima fase, vamos estruturar uma proposta mais robusta com foco em médio e longo prazo. Os benefícios para a sociedade são muitos, como por exemplo, maior competitividade para o setor de cargas e menor impacto de gases nocivos no meio ambiente.”

O Renovar começará com a captação, desmontagem e reciclagem de mais de 50 caminhões com mais de 30 anos de utilização em uma estrutura especialmente montada pela Deva na cidade de Lavras, em Minas Gerais. Após o processo inicial, o autônomo e o pequeno transportador que aderirem de forma voluntária ao programa ganharão um crédito, que pode variar entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, para a aquisição de um modelo seminovo Euro V na concessionária.

“A Deva, empresa selecionada para executar o projeto-piloto, não mediu esforços técnicos e financeiros para a realização de um “sonho social” criado no DNA do grupo e iniciado em 2011, com os primeiros movimentos junto aos órgãos governamentais estaduais e federais além de entidades sociais, mostrando o impacto ocorrido em outros países quando o resultado provocou uma transformação no mercado em termos sociais e ambientais. Com atuação em todo estado de Minas Gerais, exceto no triângulo mineiro, temos uma estrutura única de captação e logística para captar veículos incluídos no programa”, diz Fausto Oliveira, gerente de grandes clientes da Deva.

Segundo levantamento do Sindipeças, em 2020 a frota de caminhões alcançou 2,1 milhões de unidades, com incremento de 1,2% em relação ao ano anterior. A distribuição por ‘faixa etária’ reforça a necessidade de modernização da frota, iniciando pelos veículos pesados: 17% apresentavam idade média de até cinco anos, 56% entre seis e 15 anos e 27% superavam os 16 anos.

“Essa é uma demanda que está em pauta há décadas e trará muitos benefícios para todos os envolvidos. A renovação da frota trará ainda a adequação às práticas sustentáveis no segmento, padrão de qualidade e segurança para motoristas e caminhoneiros.”, diz Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

Veja também

Por