A Daimler Truck alemã espera um aumento no número de caminhões comercializados em 2022 para algo entre 500 mil e 520 mil veículos no mercado mundial. A companhia destacou que acredita que as condições econômicas nos mercados mais importantes continuarão a se normalizar e que a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia não terão impacto negativo no desenvolvimento geral do mercado. “Apesar da forte demanda, restrições na indústria de semicondutores e dificuldades correntes de suprimento continuarão afetando as vendas, principalmente durante o primeiro semestre.”
Em relação às duas principais regiões, América do Norte e Europa, a direção da empresa acredita que o mercado norte-americano ficará entre 255 mil e 295 mil veículos, enquanto o mercado europeu atingirá entre 240 mil e 280 mil.
“Nessas semanas dramáticas, nossos pensamentos estão com o povo da Ucrânia e esperamos que esta guerra termine em breve. Logo no início do conflito, decidimos suspender totalmente nossos negócios na Rússia até outra determinação. Ao mesmo tempo, estamos apoiando organizações de caridade em seus esforços de ajuda à Ucrânia, assim como numerosas iniciativas individuais de nossos empregados, aos quais eu gostaria de expressar minha gratidão”, afirmou Martin Daum, presidente do conselho de administração da Daimler Truck.
A Daimler Truck acredita que as suas cadeias de suprimento não serão afetadas pela guerra de forma significativa. A empresa revelou que as despesas pontuais ocasionadas pela descontinuação dos negócios na Rússia serão consideradas separadamente do resultado do primeiro trimestre e que os efeitos operacionais previsíveis, como a paralização dos negócios na Rússia, assim como os maiores custos atuais das matérias-primas e energia estão incluídos nas previsões para 2022.
“Olhando para o ano passado de uma perspectiva dos negócios, posso afirmar claramente que 2021 foi um ano extraordinário para a Daimler Truck e que estou muito orgulhoso pelo que nossa equipe global realizou. Apesar dos contratempos causados pela Covid-19 e da escassez na cadeia de suprimentos, atingimos nossos objetivos financeiros. Além disso, nossa separação da Mercedes-Benz Group AG foi mais um passo histórico realizado com muito sucesso. A partir desta semana, passamos a ser orgulhosamente um novo membro do grupo DAX no mercado acionário. Pensando em 2022, vamos focar nos fatores que temos em nossas mãos para aumentar ainda mais nosso potencial de lucro e liderar o transporte sustentável. Estamos totalmente empenhados em fazer com que nosso primeiro ano como uma empresa independente seja um sucesso para a Daimler Truck”, disse Daum.
Veículos pesados
Com 455.400 veículos vendidos (caminhões e ônibus) em todo o mundo em 2021, a empresa obteve aumento de 20% em relação ao ano anterior, cujo volume atingiu 378.300 unidades. Resultado que atribui à recuperação de seus mercados mais importantes, especialmente no primeiro semestre do ano passado. “Apesar da demanda permanecer forte nos principais mercados durante o segundo semestre, dificuldades de fornecimento reduziram a produção e limitaram o crescimento no volume, especialmente de veículos pesados na América do Norte e na Europa”, destacou a companhia.
Com o crescimento geral de veículos vendidos, o faturamento da empresa totalizou 39,8 bilhões de euros em 2021, aumento de 10% em comparação com o ano anterior, que atingiu 36 bilhões de euros. “De forma geral, a Daimler Truck atingiu os objetivos de redução de custos e aumento de margens. Simultaneamente, a empresa enfrentou contratempos causados pelas restrições na cadeia de suprimentos que afetaram o lucrativo portfólio de caminhões na América do Norte e Europa”, informou.
Devido ao ambiente de alta demanda em todos os segmentos as encomendas da Daimler Truck nos negócios industriais chegaram a 590.000 veículos em 2021, aumento de 37% sobre o ano anterior (430.500 veículos).
“O aumento da nossa lucratividade em 2021 aconteceu devido aos maiores volumes de vendas e a melhoria dos negócios de veículos usados e pós-vendas. Enquanto os custos mais altos das matérias-primas e as dificuldades com a cadeia de fornecimento tiveram efeitos negativos, em compensação, o aperfeiçoamento estrutural no ano passado também foi uma grande conquista”, disse Jochen Goetz, CFO da Daimler Truck.
Goetz destacou que a empresa continua totalmente empenhada nas metas de lucratividade estabelecidas para 2025 e que continua a trabalhar intensamente em todos os níveis estratégicos para alcançá-las.