A APM Terminals Itajaí recebeu 463 veículos do segmento premium das marcas BMW e Mini do BMW Group, para Santa Catarina. O grupo utiliza desde 2013 os portos catarinenses para importar os veículos não produzidos nacionalmente.
Para cuidar de todos os procedimentos referentes ao desembaraço aduaneiro, a BMW do Brasil contou com a Asia Shipping, que, juntamente com o armador, o terminal, a transportadora e os órgãos anuentes, mapeou cada parte e etapa do processo para que fosse possível executá-las com perfeição. “Quatro dias antes do navio atracar, os carros estavam liberados e aptos a seguirem para fábrica do BMW Group em Araquari (SC), onde são armazenados antes de seguir para a rede de concessionárias”, explica David de Paula, responsável pelo Desembaraço Aduaneiro na Asia Shipping Itajaí. “Esta operação é importante pois todo carro importado da empresa passa pela fábrica de onde a distribuição nacional é feita juntamente com os veículos produzidos na fábrica em Araquari”, reforça o executivo.
A modalidade de Despacho Sobre Águas (OEA) possibilita o registro da Declaração de Importação (DI) para o despacho aduaneiro de importação de mercadorias transportados pelo modal marítimo antes da efetiva chegada da carga em território nacional e descarregamento nos portos.
Em um ano de operação com a Asia Shipping como despachante, o BMW Group Brasil importou, segundo o executivo, mais de 6.500 veículos e 3.500 contêineres de peças para fabricação de alguns modelos na Planta Araquari.
De acordo com Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping, a empresa tem investido estrategicamente nos últimos anos para desenvolver tecnologias e serviços direcionados ao setor automotivo, tais como carga consolidada, Buyers Consolidation, KPI e Eletronic Data Interchange (EDI), aprimorando o atendimento às fabricantes do setor automotivo que atuam no Brasil e buscam a entrega do produto na ponta de maneira rápida. “Temos o orgulho de atender o BMW Group Brasil e oferecer um serviço de qualidade que este setor altamente complexo exige, especialmente em relação aos prazos de entrega mais apertados em função dos problemas globais de supply chain vivenciados no momento”, ressalta.
“Esse é um marco importante na história do BMW Group Brasil, ao passo que nos adequamos ao modelo global de logística marítima e apoiamos o desenvolvimento de um polo portuário para receber navio ‘Ro-Ro’ em Santa Catarina. É uma medida que contribui para o desenvolvimento da logística no Estado e abre portas para que outras empresas com necessidades logísticas se beneficiem dessa conquista no futuro”, comenta João Batista Martins, gerente sênior de Logística de Pós-Vendas do BMW Group Brasil.
“Concentrar todas as operações geograficamente perto da nossa fábrica de Araquari nos traz grandes otimizações de processo e tempo”, reforça o executivo, que elogia o trabalho conduzido por todas as empresas envolvidas no processo de importação dos veículos – 424 BMW e 39 MINI -, que vieram dos portos de Bremerhaven e Southampton, na Europa, e de Jacksonville, nos Estados Unidos.