A ZF prevê crescimento moderado nas vendas do grupo em 2022, com um volume de mais de € 40 bilhões. “Após o desenvolvimento positivo do mercado em 2021, as condições de negócios permanecem altamente desafiadoras e voláteis. Embora a oferta de semicondutores deva melhorar no segundo semestre, a pandemia de Covid-19 em andamento, os gargalos gerais de fornecimento e a inflação crescente tornam as perspectivas para 2022 mais difíceis, o que é agravado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia”, destacou a companhia, durante apresentação dos resultados.
Segundo a empresa, a interrupção das cadeias de suprimentos dos fabricantes de carros de passeio e veículos comerciais já causou as primeiras paradas na produção. “Embora a ZF não seja afetada significativamente por problemas da cadeia de suprimentos relacionados à guerra, as paradas em nossos clientes levaram a menos demandas na empresa. A medida em que uma possível escalada adicional da guerra na Ucrânia afeta a economia global, o crescimento da indústria no ano fiscal de 2022 não pode ser estimado atualmente.”
A ZF encerrou 2021 com € 38,3 bilhões em vendas, aumento de 17,5% em relação aos € 32,6 bilhões alcançados em 2020 e acima dos € 36,5 bilhões registrados em 2019. O Ebit ajustado foi de € 1,9 bilhão, ante € 1,0 bilhão registrado em 2020 e a margem de Ebit ajustado foi de 5,0%, acima dos 3,2% de 2020. Na América do Sul as vendas atingiram € 1,1 bilhão.
A companhia conseguiu reverter o prejuízo de € 741 milhões registrados em 2020 e fechar o ano passado com lucro líquido de € 783 milhões. A dívida bruta diminuiu durante o ano em € 752 milhões, totalizando € 12,5 bilhões. “Em um ambiente volátil marcado por alertas de lucro e previsões revisadas, atingimos com sucesso nossas metas em relação à nossa previsão”, disse Konstantin Sauer, CFO da ZF. “Isso significa que conseguimos não apenas fazer investimentos substanciais, mas também reduzir nossos passivos financeiros e fortalecer nosso índice de patrimônio.”