Porto de Suape apresenta ferramenta tecnológica para melhorar produtividade

A solução foi desenvolvida para integrar em uma única plataforma todos os processos das operações no porto

Como resultado da parceria entre o porto de Suape com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), foram apresentados na Intermodal South America 2022 os primeiros subsistemas do Sistema Operacional dos Terminais (TOS). A ferramenta vai integrar em uma única plataforma todos os processos das operações no porto, para aumentar a produtividade e o controle sobre o tráfego marítimo, em conjunto com o sistema de geoprocessamento da empresa.

Cinco grandes módulos vão compor o TOS – Suape: marítimo, operacional, financeiro, armazenagem e estatístico. O sistema prevê integração dos clientes e órgãos intervenientes na plataforma. Quando estiver em funcionamento, nos próximos meses, o produto vai evoluir para a implementação de um Port Community System (PCS), que amplia o acesso para todos os players envolvidos na movimentação de cargas portuárias, em uso pelos grandes atracadouros mundiais.

Para o diretor presidente de Suape, Roberto Gusmão, a novidade vai gerar inúmeros ganhos para o atracadouro. “Com o TOS, nós queremos gerar nova dinâmica na movimentação portuária de Suape. É uma ferramenta que agilizará os processos de atracação e desatracação no porto, otimizando a entrada e saída de navios. Além de melhorar e facilitar o trabalho e gerar benefícios para todos os atores envolvidos, a plataforma ajudará a aumentar o faturamento do porto com o maior volume de navios em operação”, destacou o gestor.

Ainda nas primeiras entrevistas com o time de Suape, o Cesar vislumbrou a oportunidade de trabalhar uma jornada de inovação baseada na cocriação entre os diversos atores da logística portuária. Com essa premissa, as equipes começaram a desenvolver uma plataforma que atendesse às necessidades imediatas da operação portuária, mas que pudesse evoluir para um Port Community System (PCS) e trouxesse valor e usabilidade já nas primeiras entregas.

“Estamos felizes com a entrega desse primeiro projeto, trabalhando no modelo muito diferenciado de squads (equipes multidisciplinares, compostas por profissionais de diferentes habilidades e com um objetivo em comum) e cocriação, buscando tudo que há de conhecimento técnico para a equipe de Suape, agregando a nossa expertise tecnológica para poder buscar as melhores soluções para o porto”, disse o Head de Growth Latam do Cesar, Deric Guilhen.

Já o diretor de planejamento de Suape, Francisco Martins, reforçou que a parceria entre o porto e o Cesar deve revolucionar os processos das operações portuárias. “A gente espera que essa parceria mude, de uma vez por todas, o modo como os portos brasileiros têm trabalhado a questão da movimentação de cargas. Importante dizer que os produtos gerados junto ao Cesar serão patenteados e nós seremos, além de referência em porto e complexo industrial, exemplo nacional em termos de inovação nesse modal marítimo de cargas.”

Veja também

Por 
PARCERIA