A Log-In apresenta, durante Intermodal South America 2022, um projeto ainda em fase de testes, que promete reduzir o consumo de combustível e emissões de poluentes gerados por motores a diesel. Um protótipo de um caminhão equipado com tecnologia sustentável ficará exposto no evento. A iniciativa é uma parceria da Log-In com a startup Green Fuel, fabricante do produto, e a Beviani Transportes, proprietária dos veículos que realizam parte do transporte terrestre do operador logístico.
A operação experimental foi iniciada com dois veículos que compõem a frota rodoviária da Log-In. Funciona da seguinte forma: um dispositivo que gera hidrogênio sob demanda é instalado no motor do caminhão, o que melhora a queima do diesel, gerando menor consumo de combustível e reduzindo a emissão de CO² na atmosfera.
Responsável pela gestão das operações terrestres da Log-In, o diretor de atendimento e inovação, Felipe Gurgel, destaca que esse projeto está totalmente alinhado à estratégia ESG da companhia. “A redução de emissões em nossas operações é um dos pilares da agenda ESG da Log-In. Estamos abertos a conhecer e incentivar projetos de inovação que tenham foco em sustentabilidade”, afirmou Gurgel.
O trabalho de desenvolvimento levou seis anos para ser concluído e o produto passou por diversos testes de laboratório, com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Segundo o CEO da Green Fuel, Marcos Pereira, foram mais de 100 mil km de testes práticos com resultados validados por uma equipe especializada.
“Importante salientar que não é substituição de combustível, e sim um complemento para otimizar a queima. Nosso dispositivo utiliza produto biodegradável, tem baixo consumo de energia e de água, e não altera as características originais do equipamento”, comentou.
O executivo destaca ainda que testes realizados em laboratório, em diversos portes de veículos e tipos de motores, comprovaram a eficácia do produto que permitiu uma economia de até 17% de diesel e redução de até 98% de gases poluentes.
Para o CEO da Beviani, Evan Maia, esta é uma solução de sustentabilidade focada na redução de carbono que combina inovação, tecnologia e eficiência. “Por meio de uma simples instalação e com baixo investimento é possível contribuir com a frota a diesel na otimização da combustão utilizando uma tecnologia sustentável”, disse.