A Embraer anunciou que vai entrar no mercado de frete aéreo com o lançamento dos aviões de passageiros E190F e E195F convertidos em cargueiros. Os cargueiros E-Jets P2F são projetados para atender às demandas em constante mudança do comércio eletrônico e do comércio moderno que exigem entregas rápidas e operações descentralizadas. A Embraer está oferecendo a economia de carga imbatível e a flexibilidade que os jatos de tamanho adequado oferecem.
“Perfeitamente posicionado para preencher a lacuna no mercado de cargueiros entre turboélices e jatos estreitos maiores, nossa conversão de E-Jet P2F chega ao mercado à medida que a demanda por frete aéreo continua a decolar e o comércio eletrônico e o comércio, em geral, passam por uma transformação estrutural global”, disse Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
A conversão completa do cargueiro está disponível para todas as aeronaves E190 e E195 usadas, com entrada em serviço prevista para o início de 2024. A Embraer vê um mercado para esse tamanho de aeronave de aproximadamente 700 aeronaves ao longo de 20 anos. O serviço de conversão para o cargueiro será realizada nas instalações da Embraer no Brasil e inclui porta frontal de carga do convés principal, sistema de movimentação de carga, reforço de piso, Barreira de Carga Rígida (RCB) – Barreira 9G com porta de acesso, sistema de detecção de fumaça de carga – incluindo extintores classe E no compartimento de carga superior, alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento, pressurização e outras), remoção interior e provisões para transporte de materiais perigosos. O E190F pode lidar com uma carga útil de 10.700 kg, enquanto o E195F uma carga útil de 12.300 kg.
Esta iniciativa surge no momento em que a Embraer aborda três grandes oportunidades: As atuais fuselagens de cargueiros de fuselagem estreita são envelhecidas, ineficientes, altamente poluentes e bem dentro de sua janela de aposentadoria. A transformação contínua da interseção entre comércio, comércio e logística levou a uma demanda sem precedentes por frete aéreo em todos os setores, e mais ainda para entregas no mesmo dia e operações descentralizadas; a missão perfeita para cargueiros do tamanho de E-Jet. Os primeiros E-Jets que entraram em serviço há cerca de 10 a 15 anos estão agora saindo de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição, continuando na próxima década. A conversão de carga completa prolongará a vida útil dos E-Jets mais maduros por mais 10 a 15 anos e incentivará sua substituição por aeronaves mais eficientes, sustentáveis e silenciosas.
As conversões do E-Jet P2F da Embraer proporcionarão desempenho e economia impressionantes. O E-Jet Freighter terá mais de 50% de capacidade de volume, três vezes a gama de turboélices de carga grande e custos operacionais até 30% menores do que os aviões de fuselagem estreita.
“Os cargueiros aéreos E-Jet fornecerão serviços rápidos, confiáveis e econômicos aos transitários, estenderão a vida útil dos E-Jets, apoiarão os valores dos ativos dos E-Jets e criarão um forte caso de negócios incentivando a substituição de aeronaves anteriores. aeronaves de passageiros modernas e mais eficientes”, disse Johann Bordais, presidente e CEO da Embraer Serviços e Suporte. “Com mais de 1.600 E-Jets entregues globalmente, os clientes deste novo segmento de cargueiros se beneficiarão de uma rede de serviços global bem estabelecida e madura, além de um portfólio abrangente de produtos prontos para apoiar sua operação desde o primeiro dia.”