Dachser recebe primeiro eActros para operação na Alemanha

O eActros 400 é equipado com quatro baterias que garantem autonomia de até 400 quilômetros e substitui o protótipo que esteve em testes na Dachser em Stuttgart desde 2019

Um dos primeiros eActros, primeiro caminhão elétrico de produção em série movido a bateria da Mercedes-Benz, foi entregue à Dachser, empresa prestadora de serviços de logística. “O eActros de produção em série é um componente importante do nosso conceito de entregas urbanas Dachser Emission-Free Delivery (entregas livres de emissões Dachser), que atualmente estamos expandindo para onze regiões metropolitanas europeias”, disse Stefan Hohm, executivo chefe da área de desenvolvimento (CDO) e membro do conselho de administração da Dachser.

Este veículo substitui o protótipo que esteve em testes práticos na Dachser em Stuttgart desde 2019. “O eActros demonstrou seu valor no dia a dia em Stuttgart, especialmente quando se trata de entregas livres de emissões de mercadorias em paletes para os clientes. Nós também vemos algum potencial em sistemas de serviços de transporte regulares para o caminhão totalmente elétrico. Acreditamos que o veículo encontrará uma ampla gama de aplicações em logística sustentável de carga”, comentou Hohm.

Em Stuttgart, a Dachser entrega cargas em geral com o eActros para seus clientes no centro da cidade, especialmente no caso de remessas paletizadas que são muito grandes e pesadas para envio como remessa de encomendas. Além disso, o caminhão elétrico, em conjunto com um Fuso eCanter (de 7,5 toneladas), abastece uma pequena central de logística no centro da cidade com remessas, que são distribuídas ao longo da última milha com bicicletas de carga com suporte elétrico. Todas as remessas de carga geral em uma área definida são entregues pela Dachser, isentas de emissões locais de CO2 e óxido de nitrogênio. O eActros só é carregado com eletricidade verde na filial da Dachser em Kornwestheim.

Para a aplicação, o e-truck foi configurado com uma fórmula de tração 4×2 e uma carroceria baú da Spier. O caminhão de 19 toneladas foi produzido no ano passado após o início da produção em série e agora foi oficialmente entregue em uma reunião após a aprovação do financiamento federal.

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, entregou pessoalmente um eActros 300 a Stefan Hohm durante uma reunião com clientes em Wörth am Rhein. “Estamos muito orgulhosos de que um fornecedor de logística inovador como a Dachser tenha optado pelo eActros e esteja demonstrando confiança em nós através da encomenda de vários veículos, incluindo os nossos serviços abrangentes. A Dachser tem sido uma empresa parceira importante durante o desenvolvimento do eActros, desde o protótipo até o veículo de produção em série, e esperamos continuar nossa forte parceria rumo ao transporte com zero emissões”, disse Hohm.

Equipado com quatro baterias, o eActros 400 tem autonomia de até 400 quilômetros. O caminhão tem eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas velocidades. Os dois motores refrigerados a líquido fornecem uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW. Além disso, a energia elétrica pode ser recuperada por meio de recuperação ao dirigir com previsibilidade.

O eActros pode ser carregado com até 160 kW. Em uma estação de recarga rápida DC convencional com uma corrente de recarga de 400A, as três baterias demoram pouco mais de uma hora para recarregar de 20% da capacidade para 80%.

Os eActros produzidos em série estão sendo financiados pelo Ministério Federal da Digitalização e dos Transportes com um total de 10,77 milhões de euros como parte da diretiva sobre a promoção de veículos comerciais leves e pesados com sistemas de propulsão alternativos e ecológicos e a infraestrutura de reabastecimento e recarrega a eles associados (KsNI). As diretrizes de financiamento são coordenadas pela Organização Nacional de Hidrogênio e Tecnologia de Células de Combustível (NOW GmbH), e os pedidos são aprovados pelo Ministério Federal de Transporte de Cargas.

Veja também

Por